Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Computadores

Positivo sofre com aumento da competição

Mercado repercute forte queda no lucro da companhia, que baixou preços para enfrentar multinacionais

Fábrica da Positivo em Curitiba: para estancar perda de mercado, empresa abriu mão de rentabilidade | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Fábrica da Positivo em Curitiba: para estancar perda de mercado, empresa abriu mão de rentabilidade (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)

Em dois dias de queda acentuada na BM&FBovespa (sexta e terça-feira), quando acumulou baixa de 21%, a Positivo Informática chegou a perder R$ 279 milhões em valor de mercado. A queda foi amenizada ontem, quando as ações da empresa fecharam em alta de 4,73%, a R$ 12,41. A variação é atribuída pelos analistas aos resultados financeiros apresentados pela empresa, cujo lucro líquido caiu de R$ 59,1 milhões, no terceiro trimestre de 2009, para R$ 15,3 milhões no período julho-setembro de 2010 – uma redução de 74,1%.

A recuperação de ontem colocou a Positivo entre as maiores altas do dia. "É natural que o preço volte a subir depois de alguns dias de perdas", diz Luiz Augusto Pacheco, analista da corretora paranaense Omar Camargo. "As pessoas avaliam que o preço caiu demais e que a oportunidade é boa para comprar." Para ele, a queda dos últimos dias foi "bastante exagerada" e não reflete os resultados da empresa. Os preços-alvo definidos por bancos e corretoras para os papéis da Positivo variam da faixa dos R$ 21,00 até pouco acima dos R$ 28,00.

As quedas acentuaram um movimento que já vinha ocorrendo. Neste ano a ação da Positivo chegou a ser negociada por R$ 22,50 (cotação de fechamento em 5 de janeiro). A Positivo também esteve entre as ações mais afetadas pela crise de 2008, e no fim daquele ano recebeu uma proposta de aquisição por parte da chinesa Lenovo, que foi recusada pelos acionistas controladores. A empresa não se pronunciou a respeito da variação nos preços das ações.

Os dados sobre lucro e margens da empresa foram avaliados de forma fortemente negativa por observadores e investidores. "O resultado foi muito ruim, com uma sinalização de curto prazo que assustou bastante o mercado", observou um analista de uma corretora de São Paulo, ouvido pela Gazeta do Povo.

O acirramento da competição no mercado brasileiro de computadores – no qual a empresa paranaense é líder há mais de cinco anos – é apontado como a principal causa da queda nos lucros. Na conferência com analistas realizada na semana passada, após a divulgação do resultados, a administração da Positivo acentuou esse aspecto. "Esse preço mais baixo passou para o mercado como um todo", observou o presidente da Positivo, Hélio Rotenberg. "Não sabemos se esses preços são sustentáveis no tempo", disse.

No terceiro trimestre, o preço médio dos computadores vendidos pela Positivo caiu de R$ 1.359 (valor do terceiro trimestre de 2009) para R$ 1.297, uma queda de 4,5%. Entre os notebooks, onde a concorrência é mais intensa, a queda foi ainda mais forte: 16,9%, de R$ 1.537 para R$ 1.278. Os preços das máquinas costumam cair ano a ano, mas empresas introduzem novas configurações, mais atualizadas, de modo a manter os preços médios. No caso brasileiro, a competição fez com que a Positivo não pudesse elevar os preços. No segmento de notebooks, a Positivo perdeu a liderança nas vendas. O topo do ranking agora é da Acer, seguida pela HP.

Com os preços em queda livre, a empresa teve de gastar mais para manter sua posição no mercado. Por isso as despesas com vendas cresceram de 16,3% para 20,8% da receita líquida, espremendo os ganhos. Só a despesa com comissões pagas aos varejistas cresceu 35% entre o segundo e o terceiro trimestre. A margem líquida da Positivo caiu de 9,2% no terceiro trimestre de 2009 – um porcentual que já era considerado baixo por alguns analistas – para 2,5%.

Nem mesmo os impactos da desvalorização do dólar ajudaram muito a empresa, que tem boa parte de seus custos ligados à importação de componentes. "Mesmo com a queda de valor do dólar em relação ao real, que tenderia a beneficiar os custos, a empresa sofreu leve alta nos custos de insumos, por ainda estar estocada com produtos comprados em uma taxa de dólar mais alta", comentou o estrategista de um banco multinacional, em chat com investidores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.