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Consumidor

Prazo para cliente recusar publicidade no celular é estendido

Com a nova norma, as empresas terão que enviar um SMS aos clientes questionando se eles têm interesse em continuar recebendo os anúncios

As operadoras de telefonia móvel ganharam mais um mês para consultar todos os seus clientes se eles desejam receber mensagens publicitárias em seus celulares.

O prazo, que se encerraria na próxima quinta-feira (20), foi estentido até 20 de outubro pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão, publicada no dia 26 de junho pela agência, garante aos clientes a opção de recusar o recebimento de mensagens das operadoras com propaganda.

Atualmente, parte dos usuários que entram em contato com a operadora de celular e solicitam a interrupção do envio dessas mensagens consegue ser atendida, mas essa não é a regra.

De acordo com a Anatel, muitos contratos, ao detalhar plano e custos, incluem também cláusulas que preveem o recebimento de conteúdo publicitário.

Como recusar

Com a nova norma, as empresas terão que enviar um SMS aos clientes questionando se eles têm interesse em continuar recebendo os anúncios.

O texto deve seguir um modelo predefinido pelo órgão: "Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra "SAIR" para...".

A empresa também dirá na mensagem para qual número os usuários deverão encaminhar a resposta. As prestadoras Claro, TIM e Oi já iniciaram a campanha, e os números para recebimento do comando SAIR são, respectivamente, 888, 4112 e 55555.

Assim que o cliente avisar a empresa que não quer receber conteúdo publicitário, a operadora deverá enviar uma notificação reconhecendo a opção do usuário: "Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora você não receberá mais mensagens publicitárias desta prestadora."

Caso o usuário decida voltar a receber as mensagens, ele poderá reativar o serviço a qualquer momento.

Publicidade da medida

A norma da Anatel exige também que as prestadoras usem seus sites para divulgar a nova medida e impõe que a informação seja exposta em um espaço visível.

Nos novos contratos, as operadoras terão de incluir uma cláusula para que o usuário indique se deseja ou não receber as mensagens.

Caso não cumpram a determinação, as empresas podem ser punidas pela Anatel com advertência ou multa. De acordo com a agência, não há um valor fixo para a multa e cada caso será estudado.

As empresas deverão manter, por pelo menos dois anos, um arquivo com a opção feita pelos clientes.

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