Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após rebaixamento

Precisamos implementar pacto fiscal rapidamente, diz Merkel

A dura advertência da autoridade ocorre após a agência de rating rebaixar na sexta-feira (13) nove países da zona do euro

Os rebaixamentos de países europeus pela agência Standard & Poor's não foram uma completa surpresa, e mostram a necessidade de que o pacto fiscal da União Europeia seja implementado e não diluído, afirmou neste sábado (14) a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

A dura advertência da autoridade ocorre após a agência de rating rebaixar na sexta-feira (13) nove países da zona do euro, inclusive retirando o rating AAA de França e Áustria. Falando durante evento de seu partido conservador, a União Democrática Cristã, Merkel disse também que o pacto fiscal precisa ser finalizado e implementado rapidamente.

Merkel rechaçou o temor de que os rebaixamentos possam prejudicar muito a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), veículo de financiamento temporário da zona do euro. "Isso não vai torpedear a EFSF", garantiu ela.

A chanceler disse ainda que pretende trabalhar pela implementação rápida do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês), o fundo de resgate permanente da zona do euro, que deve ser lançado no meio deste ano. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.