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O preço dos produtos vendidos via Internet tiveram deflação de 1,32% no mês de maio, segundo o índice e-flation, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a CANAL VAREJO – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços.

O resultado de maio acompanha tendência negativa do mês de abril, que registrara 0,99% de deflação. Entre as categorias que sofreram maior queda estão "Brinquedos" e "Informática", com deflação de 4,15% e 3,46%, respectivamente. Já para a categoria "Produtos para Casa" os resultados foram inversos, com 11,86% de inflação, configurando a maior alta para os produtos da cesta nos últimos doze meses.

De acordo com o levantamento, as categorias que mais contribuíram para o resultado negativo foram "Brinquedos" ( - 4,15%), "Informática" ( - 3,46%), "Viagem e Turismo" ( - 3,31%), "Eletroeletrônicos" ( - 1,16%), "Telefonia" ( - 1,04%) e "Linha Branca" ( - 1,01%).

Entre as categorias cujos preços subiram, estão "Produtos para Casa" (11,86%), "Livros" (8,87%), "CDs e DVDs" (4,81%) e "Perfumaria" (1,21%).

Já na avaliação da cesta composta apenas por "Automóveis", o PROVAR/FIA registrou deflação de 0,46% para o mês de maio.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas. A aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês. Segundo o professor Dr. Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do PROVAR/FIA, com a atualização da metodologia e análise dos dados, que marca a nova medida do índice e-Flation em 2007, nos últimos cinco meses o índice contabiliza 4,02% de deflação.

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