Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combustível

Preços do álcool devem seguir em alta, dizem corretores

Os preços do álcool devem continuar sustentados nos próximos dias, após alta expressiva na semana passada, devido à oferta escassa no fim da entressafra do centro-sul, disseram corretores.

Nesta segunda-feira, tanto o álcool anidro (misturado na gasolina) quanto o hidratado (usado pelos veículos flexíveis) eram ofertados a 1,15 real por litro (com impostos). Negócios com pouco volume foram realizados neste nível, já que o interesse por parte das distribuidoras era restrito.

Na segunda-feira da semana passada, o hidratado saía por 1,05-1,10 real o litro, e o anidro a 1 real, em média.

"O mercado fala por si, é fim de entressafra e a demanda está vindo aquecida", disse Ivan Bueno, da Mikz Corretora.

O preço médio do anidro subiu 11,7 por cento na semana passada ante a anterior, para 970 reais por metro cúbico (mil litros, sem impostos), segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP. Enquanto isso, o hidratado teve alta de 7,3 por cento, para 899 reais o metro cúbico, no mesmo período.

Bueno acredita que o mercado pode ter "repiques para cima" até que a oferta de álcool da nova safra seja mais consistente, o que deve ocorrer apenas na segunda quinzena de abril, se não houver atrasos na colheita causados, por exemplo, por chuvas.

A colheita de cana no centro-sul começa oficialmente em 1o de abril, mas algumas usinas já estão operando.

Outro corretor de São Paulo concorda com a tendência de alta: "Nesta semana e na primeira de abril o preço vai conseguir se manter, porque poucas unidades começaram a safra."

Ele afirmou que as distribuidoras continuarão precisando comprar anidro no curto prazo, mas que as aquisições de hidratado acontecerão apenas "da mão para a boca", porque preferem esperar para ver como vai reagir a demanda nos postos depois da recente alta.

Este corretor observou que em algumas localidades como em Mato Grosso, chuvas vêm atrasando o início da colheita. Além disso, algumas usinas enviaram máquinas para manutenção na entressafra e ainda não receberam os equipamentos de volta.

"Por enquanto, o mercado está sustentado. Depois vai ser uma grande incógnita", disse o corretor, acrescentando que a safra deve ser grande e que os preços praticados no mercado norte-americano ainda não animam o fechamento de negócios para exportação.

Segundo corretores, atualmente há interesse de compra de anidro para exportação por cerca de 400 dólares o metro cúbico FOB Santos para embarque a partir de junho. Mas por enquanto as ofertas de venda estão acima dos 440 dólares FOB, o que inviabiliza os negócios.

"O mercado interno está pagando muito melhor (o equivalente a 506 dólares por metro cúbico FOB). Em abril, os preços devem ceder, mas será que já tudo isso?", questionou o segundo corretor. "Pelo menos até a primeira quinzena de maio acho difícil sair algum negócio na exportação."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.