Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bancos

Premiê britânico vê apoio crescente a taxa global sobre bancos

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown disse nesta segunda-feira que vê um apoio crescente a algum tipo de cobrança internacional sobre os bancos que vise o financiamento de apoio ao setor.

O imposto global sobre transações financeiras, proposto por Brown em uma reunião do G20 na Escócia em novembro, estava na agenda durante o encontro nesta segunda-feira do ministro do Tesouro britânico, Paul Myners, com integrantes de ministérios das Finanças dos países do G7 e membros do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Conselho de Estabilidade Financeira.

"Como resultado da proposta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e de seu secretário Timothy Geithner de um imposto sobre a concessão de crédito, eu acho que as propostas que eu fiz em St Andrews (Escócia)... estão ganhando força em todo o mundo", disse Brown a jornalistas.

O governo norte-americano tem se oposto a uma taxa sobre transações financeiras, mas defendeu neste mês a instalação de uma cobrança sobre as instituições financeiras para que "cada centavo" dos bilhões de dólares usados para socorrer os bancos seja devolvido aos contribuintes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.