Nove empresas e instituições paranaenses receberam, ontem, o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (Isae/FGV). Autoras de projetos que servem de referência para o desenvolvimento e o crescimento do país, elas foram escolhidas entre 66 inscritas por um júri formado por especialistas em educação e desenvolvimento.
"No Brasil, sempre que se vê um bom negócio que é resultado de um espírito empreendedor, deve-se olhar para ele com extremo respeito", disse Ozires Silva, ex-ministro da Infra-Estrutura, que dá nome ao prêmio. "Por aqui, o empreendedor precisa conseguir recursos para lançar sua empresa, superar as dificuldades impostas pela tributação e ainda conviver com uma desvantagem competitiva muito significativa em relação a outros países." Um dos líderes da criação da Embraer, que presidiu em duas oportunidades, Silva é visto como uma síntese do termo "empreendedorismo", e já comandou grandes companhias nacionais como Varig e Petrobrás.
Os prêmios, entregues ontem à noite em cerimônia no Hotel Bourbon, em Curitiba, foram distribuídos em quatro categorias. A Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) foi a vencedora da categoria "Empreendedor Socialmente Responsável", graças ao projeto "DNA Copacol", que norteia várias ações dentro da empresa que incluem o aumento da produtividade, a preservação ambiental e a formação pessoal e profissional de crianças e adolescentes. Em segundo lugar ficou a Seivarte, grupo de Palmas (Centro-Sul do estado) que utiliza os galhos de poda de pomares de maçã, antes queimados a céu aberto, para criar painéis e objetos de decoração. A Klabin ficou com a terceira posição, graças a um projeto que pesquisa espécies vegetais de suas reservas para utilizá-las em um laboratório de manipulação que produz medicamentos usados pela própria equipe de saúde da empresa.
A categoria "Empreendedor Emergente" foi vencida pela Escola Paranaense de Aviação, que teve a ousadia de investir em um projeto que poderia ser fadado ao fracasso: uma escola particular de aviação em uma cidade sem tradição aeronáutica. A DirectCall, que oferece serviços na área de tecnologia de informação e comunicação, ficou com o segundo lugar entre outras coisas, pela transparência na cobrança de seu sistema de telecomunicação. Em terceiro lugar ficou a Digital SK, obra de empreendedores franceses e brasileiros que criaram um processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu o primeiro lugar na categoria "Top Universitário", graças à criação de blocos de concreto leve cujas principais matérias-primas são isopor e garrafas PET. A Unopar levou o segundo lugar por sua atuação em projetos de inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho. Na categoria "Empresa Incubada", a premiada foi a HI Tecnologies, que desenvolveu um novo sistema para UTIs, que monitora pacientes à distância e permite que eles fiquem em quartos individuais, acompanhados por familiares em tempo integral.
Debate
Durante o evento, Ozires Silva e o rapper MV Bill participaram de um debate com o tema "Como o empreendedorismo e a educação podem modificar o quatro de violência e desenvolvimento insustentável no Brasil". "Falar de empreendedorismo e responsabilidade social vai ao encontro do trabalho que eu faço, em que tentamos mostrar que os problemas da sociedade brasileira não vão ser resolvidos somente pelo governo", disse MV Bill, um dos autores do documentário "Falcão Meninos do tráfico".



