• Carregando...

As ações asiáticas tiveram uma forte queda nesta sexta-feira, com destaque negativo para os papéis do setor financeiro, depois que a piora na avaliação do Citigroup espalhou temores sobre novas consequências dos problemas no mercado de crédito.

A apreensão aumentou a aversão a risco, impulsionando os títulos do governo do Japão e afetando o mercado europeu, que também registrava perdas nos principais índices.

O índice Nikkei, da bolsa de TÓQUIO, caiu 2,09 por cento. Já o índice MSCI, que reúne os principais mercados da região Ásia-Pacífico menos o Japão, tinha baixa de 2,23 por cento, a 572 pontos.

O índice MSCI, que acumula valorização de cerca de 45 por cento neste ano, havia atingido na quinta-feira o maior patamar da história.

"O mercado estava ficando um pouco complacente, achando que o Fed ia consertar tudo. Não vai ser fácil", disse Eric Betts, estrategista de ações da Nomura Austrália.

As más notícias para o mercado de ações vieram na forma de avaliações negativas de agências. A CIBC World Markets citou a preocupação de que o Citi possa ter que reduzir seus dividendos ou vender ativos para aumentar o capital em meio a temores de que o banco possa enfrentar mais perdas ligadas aos títulos de hipotecas de alto risco (subprime).

A notícia, que fez as ações do Citi caírem aproximadamente 7 por cento na véspera, atuou junto com lucros decepcionantes da Exxon Mobil para derrubar os três principais índices de Wall Street em mais de 2 por cento.

"Eu não acho que a questão do subprime vá desaparecer pelo menos nos próximos meses. Sempre que as companhias divulgarem perdas ligadas aos títulos hipotecários ou sempre que saírem dados sobre a inadimplência em hipotecas, a preocupação vai voltar e abalar a confiança do mercado", disse Lee Kyung-soo, analista de mercado da Daewoo Securities.

Em SEUL, as ações caíram 2,12 por cento, a 2.019 pontos. HONG KONG teve baixa de 3,25 por cento, para 30.468 pontos. XANGAI teve queda de 2,21 por cento, e TAIWAN recuou 3,39 por cento.

CINGAPURA perdeu 2,32 por cento, e SYDNEY caiu 1,93 por cento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]