• Carregando...

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, fez na noite deste domingo (26) uma defesa das agressivas medidas de política monetária adotadas ao longo dos últimos dois anos, falando diretamente à classe média dos EUA. "Não serei o presidente do Federal Reserve da segunda Grande Depressão", disse Bernanke, durante um evento na prefeitura de Kansas City, transmitido pela rede pública de tevê PBS e moderado pelo apresentador Jim Lehrer.

Bernanke comparou as políticas do Fed - incluindo as taxas de juro perto de zero e a miríade de programas de crédito - a "colocar o pé no acelerador". Mas ele salientou que, uma vez que a economia se estabilize, o Fed terá de desativar gradualmente seus programas e "deixar a economia fazer o que se espera que ela faça."

Bernanke descreveu vividamente a indignação que sentiu ao ter de resgatar grandes instituições financeiras que fizeram apostas arriscadas. Essas medidas, disse, não se destinavam a ajudar tais instituições, mas estavam ligadas à economia como um todo, tendo em vista a repercussão das falências no sistema financeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]