O presidente do governo autônomo basco, Juan José Ibarretxe, defendeu nesta quarta-feira o direito de decisão de seu povo como questão "chave" para o processo de paz.
- Junto ao diálogo entre o governo e o ETA, também se abre o processo para o debate político do futuro do povo basco, em uma mesa de partidos políticos que deverão chegar a um acordo sobre o direito de decisão do povo basco - afirmou Ibarretxe.
- Ninguém pode colocar em cima da mesa algo que simplesmente não existe - disse o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, segunda-feira.
Zapatero declarou-se dessa maneira quando questionado se na semana passada teria aberto caminho para a autodeterminação do povo basco quando disse que a decisão dos bascos deveria ser respeitada.
Ibarretxe disse, em relação às declarações de Zapatero, que "não se pode dizer de manhã que respeita a decisão dos bascos e, à noite, que não respeita".



