Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Grécia

Presidente do parlamento grego deve ser o novo primeiro-ministro

Papandreou anunciou oficialmente sua demissão. Philippos Petsalnikos tende a ser o escolhido para liderar o novo governo de coalização

Premiê grego George Papandreou faz discurso televisionado à nação | REUTERS/Yannis Behrakis
Premiê grego George Papandreou faz discurso televisionado à nação (Foto: REUTERS/Yannis Behrakis)

George Papandreou anunciou nesta quarta-feira (9) oficialmente sua demissão como primeiro-ministro de Grécia e desejou "êxito" ao novo chefe de governo, que deve ser o presidente socialista do Parlamento, Filipos Petsalnikos. O discurso de Papandreou à Nação foi transmitido pela televisão antes de uma reunião com o chefe de Estado, Carolos Papulias.

Filipos Petsalnikos é considerado o favorito para ser o novo ocupante do cargo. Advogado de 60 anos, respeitado nos círculos políticos, ele é companheiro político de Papandreou há 25 anos e era um dos principais defensores da ideia de realizar um referendo no país sobre a aceitação de um segundo pacote internacional de resgate.

O atual ministro de Finanças, Evangelos Venizelos, deve continuar no cargo, além de ser também o vice-primeiro-ministro, conforme informações da Dow Jones.

"Transmito meu desejo de êxito ao novo primeiro-ministro", afirmou Papandreou sem confirmar o nome de seu sucessor. Ele afirmou que o novo governo "de consenso político" que será anunciado em breve "lança uma forte mensagem aos nossos sócios, de que nós, gregos, sabemos assumir nossas responsabilidades e cooperar".

"Agradeço calorosamente ao povo grego por sua resistência nesta conjuntura difícil e por nos permitir ganhar tempo e convencer aos nossos sócios para que ajudassem ao país", disse Papandreou.

Reunião entre partidos

Após uma reunião com o chefe de Estado, Carolos Papulias, este último convocou para às 17h GMT (15h de Brasília) uma reunião entre os chefes dos três partidos, Papandreou (socialista), seu rival conservador, Antonis Samaras, e o dirigente do quarto partido grego, Laos, de extrema direita, informou a presidência da República.

Esta reunião, rejeitada pela oposição da esquerda comunista e radical, formalizará a aliança governamental que comporá o novo governo grego e dará o nome do novo primeiro-ministro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.