• Carregando...
Reclamações sobre falta de envelopes para depósito em agências de Curitiba já chegaram ao Procon | Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Reclamações sobre falta de envelopes para depósito em agências de Curitiba já chegaram ao Procon| Foto: Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Caso a greve dos bancários continue na semana que vem, o  Procon-PR pretende notificar os bancos para que se comprometam a viabilizar o serviço essencial de compensação bancária -- o que inclui a compensação de cheques e DOCs nos prazos regulamentados pelo Banco Central. Reclamações sobre falta de envelopes para depósito em agências de Curitiba já chegaram ao órgão estadual, que pretende deixar as instituições de sobreaviso. No ano passado, o problema também ocorreu e foi preciso um acordo com o Procon-PR para que a Caixa Econômica Federal -- o banco mais reclamado sobre o tema -- repusesse o material.

Em um levantamento feito na quinta-feira (2) na região central de Curitiba por técnicos do Procon-PR, a Caixa voltou ao topo dessa lista. Segundo o Procon-PR, faltavam envelopes para depósito nas agências da Travessa da Lapa, Avenida Marechal Deodoro, Praça Zacarias e Travessa Oliveira Bello. Na agência da Rua Barão do Serro Azul, o material estava disponível, mas em pequena quantidade.

Ainda segundo o Procon-PR, o Itaú era o único banco que estava disponibilizando envelopes em grande quantidade. Outros bancos, como o Bradesco, também apresentaram o problema, mas em proporção menor do que o da Caixa. "Independentemente de o consumidor apontar que agências têm problemas, os bancos deveriam verificar a situação para impedir que ela aconteça", diz Claudia Silvano, diretora do Procon-PR. "Se o consumidor tiver problemas deve avisar o Procon".

Por meio da sua assessoria de imprensa regional, a Caixa informou que não foi notificada pelo Procon e que a reposição de envelopes de depósito nas unidades é realizada regularmente por empregados das agências. O banco não informou se recebeu reclamações sobre o assunto nem se está tomando medidas para manter a reposição de envelopes para depósito.

Na greve dos bancários de 2013, depois de questionado pelo Procon, a Caixa se comprometeu a entregar maços de envelopes em dez agências: Sítio Cercado, Pinheirinho, Portão, Carlos Gomes, Santa Felicidade, Mercês, Marechal Deodoro, Vila Hauer, Bacacheri e São José dos Pinhais.

Negociação

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) deve apresentar ainda nessa sexta-feira (3), às 17 horas, uma nova proposta à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), em um hotel de São Paulo. Será a nona rodada de negociações entre as entidades desde agosto. Segundo a Contraf, Banco do Brasil, Caixa e o BNB também chamaram novas rodadas de negociações das reivindicações específicas para esta sexta-feira, às 18 horas.

A última proposta da Fenaban, feita no dia 27, foi de reajuste de de 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais e de 8% para o piso salarial. Os bancários querem reajuste salarial de 12,5% (5,8% de aumento real) e piso salarial de R$ 2.979, entre outros pedidos. Entre 2004 e 2013, a categoria conseguiu, no acumulado, reajustar salários em 18% acima da inflação.

Braços cruzados

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba, a greve contribuiu para fechar 301 das 532 agências da Região Metropolitana. No Paraná, estão fechadas 1.025 agências de 1.595, afirma a entidade de classe. Os bancários de Toledo não aderiram à greve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]