• Carregando...

O Brasil pode registrar este ano produção recorde de café. De acordo com a primeira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2010 do grão, a colheita deve ficar entre 45,89 milhões e 48,66 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. O cultivo foi favorecido pelo regime de chuvas regulares na primavera, coincidindo com a fase de floração nas regiões produtoras, e pode ultrapassar o recorde atual, do ciclo 2002/2003, de 48,48 milhões de sacas.

No ano passado foram colhidos 39,47 milhões de sacas. A diferença de até 23,3% em relação à estimativa atual se deve, principalmente, ao ciclo bienal da cultura, com um ano de grande florada nos cafezais seguido por outro com pequena florada. Isso porque a planta precisa de 12 meses para se recuperar e voltar a produzir.

Mesmo com a grande quantidade de café produzida, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acredita que o preço pago ao produtor não deve cair. "Temos uma meta de comprar até 10 milhões de sacas e temos recursos para isso, que devem ser utilizados como instrumento para a boa comercialização e manutenção do preço, de acordo com as necessidades e no momento certo", afirmou.

Para o ministro, os bancos que financiam a atividade "terão que ser mais competentes para fazer com que o crédito de colheita e comercialização chegue na hora certa na mão dos produtores". Stephanes disse esperar que os problemas vivenciados nos anos anteriores, de atraso na liberação de recursos, sirvam de lição para este.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]