Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IBGE

Produção industrial cai em novembro em 14 estados

Em relação ao mesmo mês em 2007, houve recuo em 12 dos 14 locais pesquisados. Apenas as indústrias do PR (5,7%) e Pará (4, 0%) cresceram

A produção da indústria brasileira caiu em novembro em todas as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na comparação com o mês de outubro. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9), as quedas mais acentuadas, maiores do que a verificada na média nacional (-5,2%), foram observadas nas indústrias do Espírito Santo (-17,2%), de Minas Gerais (-13,4%), do Rio Grande do Sul (-7,2%) e do Amazonas (-7,8%).

Em relação a novembro de 2007, houve recuo em 12 dos 14 locais pesquisados. Apenas as indústrias do Paraná (5,7%) e do Pará (4,0%) cresceram nesse tipo de comparação.

A indústria de São Paulo, responsável pelo parque fabril mais diversificado e de maior peso na estrutura industrial nacional, mostrou recuo menos intenso do que a média nacional na comparação entre os meses de novembro e outubro (-3,2%). Em relação a novembro de 2007, a queda foi de 2,7%.

Segundo o IBGE, esse movimento evidencia o aprofundamento e a ampliação do ritmo de queda da atividade industrial.

Na última terça-feira (6), o IBGE informou que a produção industrial em novembro sofreu desaceleração de 5,2% em relação ao mês anterior, a maior queda na atividade fabril desde maio de 1995 (-11,2%), e de 6,2% na comparação com o mesmo período de 2007, o mais intenso recuo desde dezembro de 2001 (6,4%).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.