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Em 2011, a ANP multou a Repar por produzir mais que o permitido. Em 2013, a unidade bateu recorde de refino | Felipe Rosa/ Gazeta do Povo
Em 2011, a ANP multou a Repar por produzir mais que o permitido. Em 2013, a unidade bateu recorde de refino| Foto: Felipe Rosa/ Gazeta do Povo

Alerta

Em um intervalo de apenas 38 dias, cinco refinarias da Petrobras registraram acidentes. O primeiro deles foi na Repar, em Araucária

• 28 de novembro de 2013 - Um incêndio na Unidade de Destilação da Repar paralisou totalmente a produção por 22 dias. Para evitar o desabastecimento de combustíveis no Paraná e em Santa Catarina, a Petrobras foi obrigada a aumentar a importação de derivados via Porto de Paranaguá.

• 1.º de dezembro de 2013 - Uma explosão seguida de incêndio na Refinaria de Manaus (Reman) da Petrobras deixou três trabalhadores feridos, com queimaduras. O acidente ocorreu na Unidade de Craqueamento Catalítico (UFCC) durante a parada para manutenção e foi causado pela explosão de uma mangueira utilizada no processo de refino do petróleo.

• 3 de dezembro de 2013 - Após sentir um forte cheiro de sulfeto de hidrogênio (H2s), um trabalhador da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (MG), acionou a equipe de SMS, que constatou o vazamento de gás e interditou a unidade de querosene (U-108). O gás sulfídrico é extremamente tóxico e inflamável e pode causar intoxicações severas com possibilidade de danos permanentes, dependendo do tempo de exposição da pessoa.

• 12 de dezembro de 2013 - Dois acidentes ocorridos durante a manutenção da unidade de craqueamento catalítico da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), em São Francisco do Conde (BA), deixaram três funcionários feridos. No dia anterior, outro trabalhador também ficou ferido após ser atingido por um jato de vapor durante a operação de limpeza de uma tubulação.

• 4 de janeiro de 2014 - Na noite de sábado, dia 4, um incêndio interrompeu a produção da unidade de Coque da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no estado do Rio de Janeiro. A unidade é responsável pela produção de derivados de alto valor agregado. Segundo os sindicalistas, a empresa aumentou em 20% a operação na unidade. A estimativa é de um prejuízo diário de R$ 500 mil.

Duque de Caxias

Petroleiros vão protestar contra retomada da Reduc

Agência Estado

Os trabalhadores da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio, planejam para amanhã uma mobilização na rodovia Washington Luis, em frente à unidade, para protestar contra a retomada da produção na refinaria. Eles alegam que não há garantia de segurança nas operações após o incêndio na unidade de Coque, no último sábado. Os trabalhadores exigem que a retomada seja parcial, com operação em carga mínima, para que sejam atestadas as condições de segurança na refinaria. A exigência foi apresentada anteontem, em reunião do sindicato com dirigentes da empresa. "Levamos documentos em que alertamos sobre os riscos da partida na operação e as exigências de que sejam revistas as cargas, a qualidade da carga e o efetivo utilizado na unidade", afirma o presidente do sindicato, Simão Zanardi. "A proposta é começar a operar com carga mínima e mais três operadores, para ver como a unidade se comporta após os reparos."

Atrasos

Duas refinarias da Petrobras estão em construção: o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A primeira deveria ter ficado pronta em 2012, mas a projeção atual é de conclusão apenas em 2016. A segunda, inicialmente prevista para o início de 2011, tem inauguração programada para o fim deste ano, mas dificilmente ficará pronta até lá. O orçamento da Abreu e Lima, que começou em US$ 2,3 bilhões, já chega a US$ 17,3 bilhões.

R$ 150 mil é o valor da multa aplicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) à Petrobras por operar a Repar acima da capacidade permitida. A companhia foi autuada em maio de 2011, mas recorreu da decisão. Além da Repar, a Petrobras recebeu outras duas multas, no mesmo valor, também por operação acima da capacidade, desta vez na Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo.

Os cinco acidentes ocorridos em refinarias da Petrobras em menos de 40 dias acenderam o sinal vermelho sobre o uso exaustivo das unidades da companhia. Para especialistas e petroleiros, os recordes de processamento de petróleo vem sendo obtidos com o parque de refino trabalhando quase no limite de sua capacidade, sobrecarregando equipamentos e trabalhadores e elevando o risco de acidentes.

INFOGRÁFICO: Até o acidente em novembro, Repar vinha batendo recordes de produção

Em comunicado ao mercado na terça-feira, a Petrobras anunciou um aumento de 8% no volume processado de janeiro a novembro de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, passando de 1,897 milhão para 2,034 milhões de barris por dia. No mesmo documento, informou que a produção do ano passado equivale a 92% da carga autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de 2,228 milhões de barris por dia.

Embora a estatal alegue que esse índice é comparável às refinarias norte-americanas de melhor performance, há quem avalie que o limite razoável para uma operação segura foi ultrapassado. Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o ideal seria algo entre 85% e 90%.

"É muita coincidência ocorrerem acidentes justamente no momento em que a companhia bate recordes de refino de petróleo e produção de gasolina e diesel", afirma Pires, que atribui à política de preços defasados da companhia a origem dos problemas. "Na tentativa de reduzir a importação de derivados e amenizar seu problema de caixa, a Petrobras optou por produzir mais, mesmo com a capacidade limitada. É um risco assumido e agora a companhia está pagando a conta", diz.

Em série

A série de acidentes começou no fim de novembro, quando um incêndio na Unidade de Destilação U-2100 paralisou por 22 dias a produção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na região de Curitiba. De lá para cá ocorreram acidentes em outras quatro refinarias.

Com capacidade nominal para refinar 220 mil barris de petróleo por dia, a Repar opera perto de sua capacidade máxima. De janeiro a novembro de 2013, processou em média 207 mil barris diários, o equivalente a 94% do máximo. Em junho, mês de maior produção em sua história, foram 212 mil barris por dia, ou 96% da capacidade.

Procurada pela Gazeta do Povo, a ANP não informou a carga autorizada para a Repar e as demais refinarias. Mas a agência já chegou a multar a refinaria paranaense e também a de Paulínia (SP) por produzirem acima do limite permitido.

Combinação explosiva

Especialistas e petroleiros atribuem os frequentes acidentes nas refinarias a uma combinação perigosa de três fatores: o Programa de Otimização de Custos Operacionais (Procop), que foi implementado há cerca de um ano e baixou custos da área de manutenção; a redução do efetivo de trabalhadores; e a pressão por produtividade.

"Um acidente é um evento construído, principalmente dentro de uma área industrial. Fatalidades podem acontecer, mas são fatos raros e não frequentes como vem ocorrendo", afirma Silvaney Bernardi, presidente do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR/SC).

No comunicado de terça-feira, a Petrobras disse cumprir "rigorosamente a programação e todas as normas e procedimentos de manutenção das instalações de refino", e que "tem como prática permanente a análise das ocorrências com o objetivo de melhorar seus procedimentos operacionais".

Parque de refino não dá conta da demanda

A última refinaria inaugurada no país foi a Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), em 1980. De lá para cá, a falta de investimentos na ampliação do parque de refino, somada à crescente demanda por combustíveis, complicaram o cenário do abastecimento, obrigando a Petrobras a buscar no mercado internacional os derivados para suprir o mercado doméstico.

De um lado, o crescimento econômico do país elevou a procura por diesel; do outro, a "explosão" da frota de automóveis inflou a demanda por gasolina. Além disso, o subsídio ao preço da gasolina estimulou ainda mais o seu consumo.

Em 2009, o derivado da cana-de-açúcar atendeu 39% da demanda dos carros e a gasolina, os 61% restantes. No ano passado, a "fatia" do etanol foi de apenas 21% e a da gasolina, de 79%. Nem as ampliações de algumas refinarias – como a que elevou em 10% a capacidade da Repar entre 2007 e 2011 – foram suficientes para dar conta de toda a demanda doméstica.

Colaborou Fernando Jasper

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