Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
trabalho

Produtividade da mão de obra sobe 1,6% nos EUA

A produtividade da mão de obra nos Estados Unidos desacelerou no primeiro trimestre, na medida em que a recuperação econômica cambaleou e os custos da mão de obra começaram a aumentar novamente. A produtividade da mão de obra aumentou a uma taxa de 1,6% no primeiro trimestre, ante o mesmo período do ano passado, depois de subir 2,9% no quarto trimestre de 2010, segundo leitura preliminar divulgada hoje pelo Departamento do Trabalho.

Os dados do último trimestre do ano passado foram revisados a partir da leitura anterior, de um crescimento de 2,6%. Economistas haviam previsto uma alta de 1% da produtividade no primeiro trimestre de 2011.

O custo unitário da mão de obra - um importante indicador da direção dos preços - subiu a uma taxa anual de 1% no primeiro trimestre, em linha com as projeções dos analistas. No último trimestre de 2010, o custo unitário recuou 1%.

A produtividade baixa não é sempre ruim para a economia se for acompanhada por uma melhora do mercado de trabalho, o que ocorreu no primeiro trimestre. Tendo atingido o limite de quanto são capazes de reduzir o número de empregados, as empresas começaram a contratar mais para aumentar a produção. Os empregadores contrataram em média 200 mil pessoas por mês em fevereiro e março.

O relatório do Departamento do Trabalho mostrou ainda que as horas trabalhadas subiram 1,4% durante o primeiro trimestre deste ano, após aumentarem 1,5% no trimestre anterior. A produtividade no setor manufatureiro, um importante condutor da recuperação da economia, cresceu 6,3% no primeiro trimestre, depois de subir 5,1% no último trimestre de 2010. As horas trabalhadas no setor aumentaram 3,3%, após o recuo de 1% observado no trimestre anterior.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.