Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Redução

Produtora de pneus remoldados demite 500 funcionários

Produção mensal da montadora localizada em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, cairá de 200 mil para 100 mil pneus

A BS Colway, produtora de pneus remoldados, anunciou que demitiu 500 dos 1.200 funcionários da montadora localizada em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. A empresa decidiu reduzir suas operações no Brasil, e está transferindo parte da produção para o Paraguai. Com isso, sua produção mensal recuará de 200 mil pneus para 100 mil. As demissões vêm acontecendo desde janeiro mas só foram anunciadas oficialmente na tarde de quarta-feira (18).

O presidente da empresa, Francisco Simeão, afirma em nota que as condições oferecidas pelo governo paraguaio para a instalação de empresas setor são bastante atraentes. A produtora, porém, teria optado por manter parte da estrutura montada no Brasil para preservar a estrutura, a equipe formada e os programas sociais que são desenvolvidos.

Entidades que representam o setor, Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados (ABIP) e a Associação Brasileira do segmento de Reforma de Pneus, tentam regulamentar a importação de pneus usados, matéria-prima usada pelas montadoras.

Segundo Simeão, o segmento de remoldados seria o único que cumpre a legislação que determina que os pneus sejam coletados e ambientalmente processados. Na nota, o empresário afirma que enquanto os fabricantes de pneus retiraram de circulação no ano passado o equivalente a 100 mil toneladas de pneus, o setor de remoldados retirou 251 mil toneladas.

Federação dos Trabalhadores

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Industrias do Estado do Paraná, Luiz Gin, a única forma de reverte as demissões seria a regularização da importação de pneus usados. "Não há negociação que a Federação possa fazer com a empresa, pois a dificuldade é a falta de matéria-prima", afirma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.