• Carregando...

Representantes do setor de couro e calçados do Rio Grande do Sul estão reunidos desde as 15h30m com o ministro interino do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, e o senador Paulo Paim (PT-RS). Ainda é aguardada a presença do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Os produtores esperam sensibilizar o governo a dar compensações para equilibrar a situação cambial no país, considerada desfavorável ao setor.

Eles pedem também a imposição de novas barreiras comerciais para importação de calçados da China. Segundo os organizadores do movimento, o Brasil importou da China no ano passado cerca de 15 milhões de pares de calçados, o dobro do registrado em 2004. O mercado total do Brasil é estimado em 200 milhões de pares ao ano.

Segundo os produtores, no ano passado, o setor contabilizou 20 mil desempregados. Somente nos três primeiros meses deste ano, já teriam sido extintos 12 mil postos de trabalho na ponta de produção de calçados. Ao somar a estas demissões as empresas terceirizadas, estima-se que este número chegue a 25 mil desempregados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]