Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos do Consumidor

Produtos de inverno são reprovados em testes do Ipem no Paraná

Os produtos utilizados para os testes pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná foram coletados em cinco cidades do Paraná; 27, de 98, foram reprovados

Cerca de um terço das comidas e bebidas tradicionais das festas juninas avaliadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipem) foram reprovadas. A lista está disponível a partir desta quinta para que os consumidores de pipoca, amendoim, quentão possam escolher e aproveitar melhor as guloseimas até o fim do inverno. O balanço recém-divulgado é fruto de uma pesquisa realizada entre 23 de abril e 29 de junho.

O órgão fez a ação de avaliação em cinco cidades do estado para verificar se as informações das embalagens eram condizentes com o conteúdo dos produtos. Ao todo o instituto registrou 19 produtos com menos ou mais peso do que constava na embalagem e oito produtos com rótulos sem todas as informações exigidas por lei.

Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava tiveram 170 postos de venda verificados, com mais de 1,7 mil exames realizados. Os principais produtos que passaram pelas avaliações são milho de pipoca, vinhos populares (utilizados para fazer quentão), cachaça, quentão pronto, canela em pó e em rama, canjica, pé-de-moleque, paçoca e outros.

A metodologia do Ipem é fazer um pré-exame no local de venda e, caso sejam detectadas irregularidades, são coletadas amostras para uma avaliação detalhada. De 1,7 mil pré-exames, 98 amostras foram para o laboratório do Instituto.

Produtos reprovados

Curitiba:

milho-verde espiga, comercializado pelo Supermercado Avenida, marca Terezinha da Rocha Candido; cocada, da marca Brioche – Comércio de Pães e Doces; pé-de-moleque, da marca Amenduapã; e amendoim descascado tipo 1 – miúdo, da marca Jandira;

Guarapuava: vinho tinto de mesa suave, da marca Favin;

Londrina: doce marrom glacê, da marca Quero; amendoim (tipo japonês), da marca Dori; e amendoim (tipo gigante), da marca Stival;

Maringá: doce rapadura tradicional, da marca Irmãos Pereira; doce canudo frito com recheio de doce de leite, da marca J.B.; doce de leite e doce de leite com amendoim, da marca Bom Mineiro; sagu de mandioca artificial T-1, da marca Katu; canjica cristal amarela T-1, da marca Jandira; doce de batata e doce de amendoim paçoca, da marca Aragel;

Cascavel: coco em flocos úmido e adoçado, da marca Sococo; coco ralado adoçado, da marca Indiano; milho de pipoca p/ micro-ondas sabor bacon, da marca Yoki.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.