Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dano ambiental

Projeto da VALE na Nova Caledônia sofre vazamento de ácido

A Vale afirmou na terça-feira que os trabalhos em uma unidade de seu projeto de níquel de Goro, na Nova Caledônia, foram suspensos, depois de um vazamento de ácido na semana passada.

Cory McPhee, o porta-voz da divisão de níquel da companhia brasileira, afirmou que 2.500 litros de ácido vazaram para o meio ambiente.

A Nova Caledônia é uma ilha francesa, está situada no Pacífico Sul.

Um volume ainda maior vazou, mas foi contido em uma área de retenção, segundo McPhee.

"Embora a investigação esteja em andamento, parece que o vazamento ocorreu em uma junta da tubulação ao redor de nossa unidade de ácido", afirmou ele por email.

Enquanto os trabalhos na unidade de ácido estão suspensos, os serviços em outras áreas do projeto foram mantidos dentro do cronograma, ele disse.

O projeto deve começar a produzir no segundo trimestre, mas a Vale tem alertado que poderia mudar a programação dependendo das condições do mercado.

Goro está orçado em 3,2 bilhões de dólares e deve produzir 60 mil toneladas de níquel ao ano.

A Vale adquiriu o projeto ao comprar a mineradora canadense Inco, em 2006.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.