• Carregando...
A velocidade do download da operadora mexicana é 47% superior à média do mercado brasileiro, de 18,18 Mbps.  A média global é de 22,81 Mbps. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
A velocidade do download da operadora mexicana é 47% superior à média do mercado brasileiro, de 18,18 Mbps. A média global é de 22,81 Mbps.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Os clientes da Claro podem comemorar. A operadora continua líder no quesito velocidade de internet móvel, com o 4G mais rápido do Brasil. Desta vez, segundo relatório da Ookla, empresa que monitora a velocidade de conexões das redes móveis e fixas. Em junho deste ano, outro levantamento da OpenSignal sobre a qualidade das conexões móveis de internet no Brasil primeiro semestre também apontou o 4G da Claro como o mais veloz do mercado brasileiro.

LEIA MAIS >> O que é 4,5G ou 4G+ e como ele melhora a velocidade da internet

A rede móvel da Claro foi líder em velocidade em 26 dos 27 estados brasileiros primeiro semestre de 2018, segundo o relatório da Ookla. Na média nacional, a Claro está muito à frente das demais operadoras, com 26,7 Mbps de velocidade contra, por exemplo, 16 Mbps, da Vivo, segunda colocada no ranking. Veja o relatório neste link.

Já nas medições de upload, o resultado da Claro (9,20 Mbps) é 23% maior que a média de todas as demais operadoras (7,51 Mbps). A Vivo ficou na segunda colocação, com 7,79 Mbps, seguida da TIM (7,07 Mbps) , Oi (5,14 Mb/s) e Nextel (5,10 Mbps).

“Claro e Vivo aparecem na frente de de TIM e Oi porque tem uma banda com especto maior, de 20 MHz contra 10 MHz, mais capacidade na antena e conseguem oferecer velocidades maiores ao clientes“, diz o presidente da consultoria de telecomunicações Teleco, Eduardo Tude.

Tanto a Claro quanto a Vivo oferecem o 4,5G ou 4G+ aos seus usuários, tecnologia conhecida tecnicamente como LTE-Advanced, uma versão mais rápida e mais estável do 4G tradicional porque permite a combinação de duas a cinco faixas de transmissão de dados móveis, aumentando a largura da banda e permitindo que uma quantidade maior de dados seja transmitida. Tude lembra, contudo, que está tecnologia não atinge a 100% dos consumidores dessas operadoras, mas apenas aqueles que possuem celulares compatíveis com o LTE-Advanced, geralmente alguns poucos modelos mais modernos.

Acima da média nacional e mundial

A velocidade do download da operadora mexicana é 47% superior à média do mercado brasileiro, de 18,18 Mbps, e do mercado mundial, de 22,81 Mbps. De acordo com o relatório da Ookla, o país com o 4G mais rápido do mundo é o Catar, com 62,63 Mbps – o Brasil está na 70ª posição do ranking. Mas isso não significa que temos uma internet móvel lenta, afirma Tude .

Ele explica que é preciso considerar outros fatores como, por exemplo, o tamanho da área de cobertura e da base de clientes, e ressalta que são poucos países que possuem quatro operadoras com cobertura nacional, como é o caso do Brasil.

“Nos Estados Unidos, um país com território grande onde essa questão [velocidade de conexão] está mais avançada, a velocidade é de 27,40 Mbps. É um exemplo mais comparável à nossa realidade”, diz.

Em geral, os países com índices altos de velocidade do 4G são pequenos em extensão territorial. É o caso do Catar, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Singapura e Islândia, que estão no topo do ranking do 4G mais rápido do mundo, segundo o relatório da Ookla. Confira o ranking completo neste link.

Os testes de conexão móvel e fixa são realizados pelos usuários por meio do aplicativo ou site do Speedtest. O relatório da Ookla considerou a velocidade de download, upload e também a latência das principais operadoras do mercado, que é o tempo que a fala leva para sair do locutor e chegar ao receptor. Ao todo, foram realizados 3.673 milhões de testes entre janeiro e junho deste ano. Apenas as operadoras com mais de 3% de amostras foram listadas no relatório.

OpenSignal

No levantamento de junho da OpenSignal, a Claro também apareceu como líder em velocidade, tanto no 4G quanto no 3G. A velocidade média de download no 4G da Claro é de 28,18 Mbps, quase o triplo de Oi e TIM — com 13,1 Mbps e 13,47 Mbps. A vice-líder é a Vivo, com 20,62 Mbps.

Em disponibilidade do sinal 4G, que identifica a proporção do tempo em que os usuários têm uma conexão 4G disponível, a TIM manteve a liderança, com um índice de 75,87%. A Claro ficou em segundo lugar (62,21%), seguida da Vivo (62,05%). O relatório coletou 6,4 bilhões de medições feitas a partir de 372,8 mil aparelhos no período de 1º a 29 de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]