030935

Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Economia
  3. Quatro franquias de cervejas especiais

Negócio

Quatro franquias de cervejas especiais

Maioria das empresas do ramo aposta no mercado paranaense. Confira os planos de Mestre-Cervejeiro.com, Mr. Beer, BeerCode e Beer4U

  • Fernando Jasper
 | Divulgação
Divulgação
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, mas as bebidas ditas “especiais” ainda respondem por uma fatia pequena da produção – cerca de 4%, conforme dados de 2013 da consultoria britânica Mintel. O que chama atenção no mercado de cervejas especiais é o crescimento, de 36% em um intervalo de apenas três anos, segundo o mesmo levantamento.

Lojas especializadas em cervejas gourmet se multiplicam nas capitais e, mais recentemente, em cidades de médio e grande porte do interior. Com lojas de rua ou quiosques em shoppings, as franquias também pegam carona nessa mania. Favorecido por uma cultura cervejeira mais consolidada, o Paraná tem papel de destaque na expansão.

A curitibana Mestre-Cervejeiro.com , que abriu a primeira unidade franqueada em 2012, tem hoje 14 lojas em vários estados, e assinou contratos para abrir mais 20 até o fim do ano. “Esse mercado ainda tem muito a crescer. É um fenômeno ligado à vontade do brasileiro de saber mais sobre gastronomia e produtos gourmet, e a cerveja entrou com tudo nessa onda”, diz Daniel Wolff, proprietário da rede. A Mestre-Cervejeiro.com tem cinco lojas no Paraná – em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel – e deve abrir a sexta ainda neste ano, em Foz do Iguaçu.

A franquia Mr. Beer , com 83 lojas no país, tem sete unidades no Paraná – cinco em Curitiba, uma em Foz do Iguaçu e uma em Maringá. E, até 2017, quer abrir mais cinco no estado.

Outra empresa que aposta no mercado paranaense é a Beer4U , de São Paulo. Ela tem apenas uma loja própria, mas já está formatando sua franquia – aguarda apenas a certificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – e pretende abrir quatro unidades em 2015: duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Curitiba.

“O mercado curitibano é muito aquecido. Em termos de cervejarias e bares especializados, é mais avançado até que São Paulo, e quem diz isso são os consumidores”, diz o dono da Beer4U, o londrinense Eriton Soares. Segundo ele, o plano é abrir outra unidade no estado no ano que vem, em Londrina, Maringá ou Cascavel.

A gaúcha BeerCode , que tem sete lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, projeta para este ano ampliar a rede em 60% e o faturamento, em 100%, segundo a diretora da franquia, Ketlyn Zim. O foco, diz Ketlyn, está nas regiões Sul e Sudeste – mas ela não revela se uma loja no Paraná está nos planos.

Saiba mais sobre as franquias:

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE