
Um problema na rede de telefonia móvel da operadora TIM causou transtornos aos usuários de Curitiba e Região Metropolitana durante a tarde e a noite de ontem. Clientes da operadora tiveram dificuldade para utilizar serviços de voz e transmissão de dados entre celulares da operadora e com números fixos e clientes de outras empresas de telefonia móvel.
A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da operadora em Curitiba pelos canais fixos e móveis, mas não foi atendida. Pelo canal 1056 de atendimento ao cliente da TIM, a operadora informou que vários usuários da região com DDD 41 entraram em contato com a operadora para reclamar do problema.
Por volta das 21h30, a operadora disse que foi constatado um problema de rede para a transmissão de voz e dados via 3G. Porém, a empresa não soube especificar a causa do problema. A TIM informou também que a previsão era de restabelecer o sinal na região de Curitiba até a 1 hora desta madrugada.
Suspensão
A TIM recebeu em julho de 2012 uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por causa dos problemas de sinal registrados em 18 estados do Brasil inclusive no Paraná. As vendas de planos de telefonia foram suspensas no dia 23 de julho e vigoraram até o dia 3 de agosto. A empresa também foi acusada de derrubar propositalmente o sinal dos usuários. A TIM nega a prática.
Além da TIM, as operadoras Claro e Oi também foram impedidas de vender planos de telefonia em alguns estados do Brasil pela Anatel.



