Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise nos mercados

Quem especulou na bolsa quebrou a cara, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, em Lins, interior de São Paulo, que a recente crise nas bolsas aconteceu porque "quem tentou especular, quebrou a cara, e vai quebrar a cara sempre que achar que é possível ganhar dinheiro fácil sem trabalhar". Segundo o presidente, "perdeu quem apostou em títulos de terceira categoria e fez como se estivesse jogando em um cassino".

Para ele, esses investidores foram às bolsas para "ganhar dinheiro fácil e quebraram a cara".

- Não é justo o povo brasileiro pagar pela irresponsabilidade daqueles que querem ganhar dinheiro com agiotagem - disse Lula no discurso de inauguração da usina de biodiesel do Frigorífico Bertin, que produz biocombustível a partir do sebo bovino produzido no frigorífico, o que Lula classificou de "biodiesel de picanha".

O presidente voltou a dizer que o século 21 é "o século do Brasil". Disse que, apesar dos apelos de empresários que reclamam da desfasagem do dólar, o governo não mexerá no câmbio.

- Quem vende com o dólar barato, reclama, mas quem tem dívida com o dólar em baixa, elogia. Por isso, não vamos mexer no câmbio. Não existe mágica - disse Lula, que, neste momento, está almoçando com os diretores do grupo Bertin, na fazenda Floresta, que pertence ao grupo, em Lins.

Lula lembrou que a idéia de criar o PT surgiu em Lins, em 1979, durante um congresso de metalúrgicos.

- Tivemos a idéia de criar o PT aqui em Lins. Foi uma grata idéia, porque, em 20 anos, o partido chegou à presidência da República - disse Lula, que mais tarde irá para São José dos Campos, onde participa da assinatura de um contrato entre a Embraer e a BRA para a compra de aviões.

Biodiesel de picanha

Ao inaugurar a usina, o presidente cometeu duas gafes. Ao abrir a torneira que jorrou o biodiesel, Lula disse: "Aqui jaz um boi", já que o biodiesel é feito a partir do sebo bovino, retirado da carne bovina abatida no Frigorifíco Bertin. Depois, ao inaugurar a usina, o presidente disse:

- Isto aqui é biodiesel de picanha - acrescentou o presidente, cheirando o óleo para sentir se tinha cheiro de carne.

Para produzir o biodisel a partir da gordura bovina, a usina do grupo Bertin precisa de 300 toneladas de sebo bovino por dia. A usina tem capacidade para produzir 100 milhões de biodiesel, o que dá 18% de toda a demanda nacional. Inicialmente, o biodiesel será usado para mover os caminhões da frota do frigorífico e o restante será colocado no mercado nacional de biodiesel.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.