
E-consumidores acessam comparadores de preços para buscar descontos, mas talvez não saibam que comparar os valores de venda dos mesmos produtos em buscadores diferentes pode trazer ainda mais economia. Mudar de página pode ser vantajoso devido, entre outros fatores, ao relacionamento comercial entre sites e varejistas, que podem desenhar ofertas exclusivas para uma empresa e não para a outra.
INFOGRÁFICO: Veja a variação entre o menor preço encontrado em três buscadores diferentes
Um levantamento informal realizado pela reportagem aponta que é possível economizar até 18,7% na comparação entre buscadores. Foram avaliados os preços de cinco produtos do mesmo modelo, uma geladeira, uma smart TV, um smartphone, um videogame Xbox e uma bicicleta, em três comparadores: Bondfaro, Já Cotei e Buscapé.
A menor diferença encontrada foi no preço da smart TV, que no resultado do Já Cotei custava a partir de R$ 2.398,10, enquanto que nos outros dois comparadores era vendida por pelo menos R$ 2.443,33 variação de 1,8%. A maior diferença, de 18,7%, foi verificada nos preços do Xbox, que custava a partir de R$ 880 na amostra do Buscapé e saía por R$ 1.044,91 entre as lojas apresentadas pelo Já Cotei.
Razões
Uma das razões que justifica essas diferenças é que o varejo eletrônico precisa sempre de uma oferta para chamar a atenção dos consumidores, diz o coordenador e pesquisador do Provar/FIA, Nuno Fouto. "Por isso não é incomum ter uma grande diferença durante uma pesquisa de ofertas", explica.
São essas ofertas, diz Rodrigo Borer, vice-presidente de Comparação de Preços da Buscapé Company, que fazem os preços destoarem tanto. Ele cita, como exemplo, a estratégia de relacionamento comercial entre sites e lojas virtuais. "Às vezes a mesma loja tem preços diferentes para um comparador A ou B. Essa é uma estratégia de marketing, que diz respeito a relacionamento comercial. Com base nisso, há descontos exclusivos a determinados comparadores", afirma.
Alerta
O consumidor deve ser crítico quanto ao menor valor, pontua o professor do ISAE/FGV Eduardo Maróstica, já que, segundo ele, a credibilidade do portal também influencia na formação do preço. "Há portais menos conhecidos que anunciam por preços muito menores, mas o consumidor precisa ficar atento à idoneidade deles. É importante fazer um filtro de empresas a serem buscadas", destaca.



