Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Facebook, twitter ou instagram?

Quer reclamar? Saiba qual rede social usar para ser atendido rapidinho

Marcas já perceberam que as mídias sociais são um novo canal para a coleta de reclamações dos clientes

 | Reprodução/Pixabay
(Foto: Reprodução/Pixabay)

Além de utilizadas para que as marcas divulguem seus produtos ou serviços, as redes sociais se transformaram em um novo canal para a coleta de reclamações dos usuários – muito pelo fato de serem mais práticas do que os tradicionais telefones de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Em na contramão do que pensam os usuários, neste caso o onipresente Facebook perde em competividade para o Instagram.

Plataforma especializada em social media, a Sprinklr elaborou o estudo “Tempo de Resposta nas Redes Sociais”, que constatou quanto tempo as empresas demoram para identificar a reclamação, dar a primeira resposta ao cliente e solucionar o problema. Foram analisadas 3,9 milhões de reclamações feitas via rede social - Facebook, Twitter e Instagram – no Brasil, realizadas no primeiro semestre de 2016.

Segundo a Sprinklr, 71% das reclamações são feitas no Facebook, enquanto 22% se dão via Twitter e o Instagram recebe apenas 7% de notificações de problemas. Embora seja a rede menos procurada pelos usuários, esta última é a mais eficiente na identificação do ocorrido, com 90% dos casos identificados em até um minuto. No Twitter, 87% das situações repetem o feito, enquanto no Facebook o número é de 74%.

Em relação ao retorno ao cliente, 94% das reclamações registradas no Instagram foram respondidas em até uma hora. No Twitter, a mesma agilidade aconteceu em 73% dos casos. Já no Facebook, a taxa caiu para 65%.

O Instagram também sai vencedor na categoria “resolução do problema”. Se 80% de todos os casos foram solucionados em até 24 horas, no Instagram o número é de 93%. No Twitter, 81%, e no Facebook, meros 68%.

Setores mais problemáticos

Para a pesquisa, oito setores diferentes foram analisados: telecomunicações, varejo, finanças, e-commerce, beleza, moda, serviços públicos e educação, sendo que os quatro primeiros são os que recebem mais reclamações dos clientes.

Apesar de ser a área que recebe o maior volume de casos, o setor de telecomunicações é o que mostra maior agilidade na resposta, com 88% dos problemas solucionados em até um dia. O setor de e-commerce, por sua vez, emite a primeira resposta em menos de uma hora em até 80% dos casos, mas 53% deles levam mais de um dia para serem resolvidos por completo.

Colaborou: Mariana Balan.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.