• Carregando...

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de crédito dos bancos franceses Crédit Agricole e Société Générale, alertando para a exposição das instituições financeiras à dívida da Grécia, em um novo revés para os líderes da zona do euro que tentam restaurar a confiança na região. A Moody’s deixou o BNP Paribas em revisão para rebaixamento, dizendo que a lucratividade e a base de capital do banco são amortecedores adequados para sustentar sua exposição a Grécia, Portugal e Irlanda.

Outra agência, a Fitch, rebaixou a nota de crédito de cinco comunidades autônomas da Espanha, segundo o jornal El País. As notas de Andaluzia, Catalunha, Valência, Múrcia e Canárias foram reduzidas por causa de déficits excessivos, de acordo com o veículo. A agência colocou mais dez regiões em perspectiva negativa. Em março, a Fitch havia colocado a Espanha em perspectiva negativa, sob argumento de que haveria muitos gastos na reconstrução do setor financeiro do país e com as comunidades autônomas.

Mesmo assim, as bolsas europeias fecharam em alta ontem, com declarações de líderes europeus indicando apoio à Grécia. A menor variação foi a de Londres (1,02%) e a maior alta foi a de Frankfurt (3,36%). No Brasil, a Bovespa subiu 1,34%; em Nova York, o Dow Jones subiu 1,27% e a Nasdaq, 1,60%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]