• Carregando...

O navio carregado de açúcar que ficou preso em um banco de areia na manhã desta terça-feira (23) no Canal da Galheta, que dá acesso ao Porto de Paranaguá, foi desencalhado às 16h04, com ajuda de rebocadores.

A Capitania dos Portos vai abrir um Inquérito Administrativo de Fatos na Navegação para apurar o caso. O navio deve permanecer fundeado no porto por tempo indeterminado até que todas as inspeções sejam feitas e as condições de operar sejam avaliadas.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o navio Sofia, de bandeira da Libéria, estava deixando o porto quando sofreu uma pane no motor. O comandante decidiu então desviar a embarcação para o setor externo do Canal, onde, com a maré mais baixa, ela acabou encalhando num banco de areia.

Segundo a Appa, as operações no canal foram suspensas temporariamente, “devido aos trabalhos de remoção da embarcação”. A autoridade informa que não houve prejuízos ao porto, “uma vez que os navios preparados para atracar já se encontravam nas áreas de fundeio internas”. O navio, ainda conforme a Appa, foi deslocado para o lado direito do Canal de Entrada, “sem causar o fechamento do Canal da Galheta”.

Características

Construído em 2011, o Sofia tem 190 metros de comprimento e 32 metros de largura, e porte (capacidade de transporte) de 57 mil toneladas. Segundo informações do site Marine Traffic, o navio havia deixado o Porto de Paranaguá às 6h46 da manhã e seguia com destino a Santos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]