Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IRPF 2025

Receita atrasa declaração pré-preenchida do IR para 1º de abril por mobilização de auditores

Imposto de Renda
Informações para a declaração pré-preenchida estarão disponíveis apenas a partir do dia 1º de abril. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/arquivo)

Ouça este conteúdo

A Receita Federal afirmou nesta quarta (12) que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física 2025 ano-base 2024 estará completa apenas a partir de 1º de abril, devido a um atraso na liberação dos dados. Isso ocorreu por conta da mobilização de servidores que já dura mais de cem dias.

Ao todo, segundo o sindicato que representa a categoria, a adesão tem cerca de 4 mil auditores dos 7,5 mil contratados pela receita. Com isso, quem começar a fazer o Imposto de Renda a partir da próxima segunda (17) não encontrará todas as informações pré-preenchidas.

“Quando começar o preenchimento da declaração tem lá a opção de pré-preenchida, tenta fazer a pré-preenchida e, se não estiver carregado ainda, é porque não temos as informações”, disse José Carlos da Fonseca, auditor fiscal responsável pelo programa do IR.

VEJA TAMBÉM:

A entrega das declarações vai até o dia 30 de maio, com a expectativa de que 60% delas sejam pré-preenchidas. A receita espera receber 46,2 milhões de documentos.

Uma das principais novidades deste ano, segundo foi informado na quarta (12) pela Receita, é a alteração na ordem de pagamentos das restituições: quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar por receber via Pix terá prioridade.

No início do prazo, apenas dados básicos de rendimentos estarão disponíveis. A Receita Federal afirmou que as informações serão alimentadas gradualmente até abril.

“O movimento reivindicatório obviamente não ajuda nesse tipo de atividade”, afirmou Juliano Neves, subsecretário de gestão corporativa da Receita Federal.

Outra novidade é a identificação de contribuintes que possuem contas bancárias no exterior e não as declaram. A Receita terá acesso ao país, banco e agência, cabendo ao contribuinte informar os valores.

O programa de preenchimento da declaração será liberado nesta quinta (13), enquanto que o aplicativo Meu Imposto de Renda e a versão online via e-CAC estarão disponíveis apenas em 1º de abril.

Mesmo que a declaração pré-preenchida contenha todas as informações, o contribuinte precisará confirmar os valores de rendimentos, bens, despesas e dependentes antes do envio, cruzando com os informes de rendimentos fornecidos por empresas, INSS, serviços de saúde e educação.

VEJA TAMBÉM:

As empresas tiveram até 28 de fevereiro para liberar os informes, e o contribuinte deve declarar apenas despesas que pode comprovar.

A declaração poderá ser feita de três formas: pelo programa instalado no computador, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou online, via e-CAC. Para acessar a declaração pré-preenchida, é necessário ter conta Gov.br com certificação ouro ou prata.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.