• Carregando...
Interface do novo portal da Receita Federal | Reprodução
Interface do novo portal da Receita Federal| Foto: Reprodução

A Secretaria da Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira (1º) um novo portal com com links explicativos sobre a declaração do Imposto de Renda de 2010, ano-base 2009.

O portal, que também traz os links para o download dos programas, permite que o contribuinte encontre com facilidade informações sobre as etapas do IR: declaração, pagamento, situação da declaração e restitiução.

Outras informações que constam no portal estão as novidades da declaração neste ano, as informações sobre a obrigatoriedade de entrega, as formas de declaração e prazos.

Facilidade

Segundo Maria Helena Cotta Cardozo, coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, essas informações sempre estiveram na página do órgão na internet, mas constavam de "forma dispersa".

"Essa é uma nova ideia, de fazer um conteudo especial só para o contribuinte do IR, inclusive com endereço próprio, separado da página. O contribuinte vai entrar direto, sem precisar passar pela página da Receita", informou ela.

"A Receita Federal fez um grande esforço para melhorar o atendimento. [O novo portal] tem como principal característica uma acessibilidade melhor, com uma linguagem mais amigável. É um portal super amigável, para o contribuinte superar as dificuldades que ele encontra", disse o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo.

Outros serviços

Quem tiver imposto a pagar, poderá tirar dúvidas sobre a emissão do Darf (documento de pagamento), sobre o débito automático, o vencimento das cotas e pagamentos em atraso.

O órgão também disponibiliza, na página do IR, links para que o contribuinte possa verificar a situação da sua declaração. Após o envio, ele poderá ver se há alguma pendência, conferindo o extrato do IR, além de ver como regularizá-la (caso haja alguma) e ter informações sobre intimação e notificação.

A Receita Federal traz, ainda, dados sobre as restituições do IR, que são feitas em sete lotes mensais, entre junho e dezembro de cada ano, com prioridade para idosos. Além das consultas aos lotes, os contribuintes também terão mais informações sobre os avisos via celular e alteração de conta para recebimento dos valores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]