Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Leão

Receita retém 746 mil na malha fina do Imposto de Renda

A partir de 8h desta sexta-feira, a Receita libera a consulta ao sétimo e último lote de restituições do IR

A Receita Federal informou nesta quinta-feira que 746.035 declarações de Imposto de Renda caíram na malha fina este ano, contra 900 mil em 2005. Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, do total dos contribuintes presos à malha, 370.728 ficaram retidos por omissão de rendimentos recebidos de pessoas jurídicas.

A partir de 8h desta sexta-feira, a Receita libera a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2006, ano-base 2005. Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para o telefone 0300-789-0300.

Nesse lote foram processadas 2.203.363 declarações, das quais 1.911.983 com direito a restituição, no total de R$ 1.846.397.728,96. Outras 137.591 declarações tiveram saldo de imposto a pagar, somando R$ 105.209.564,55. Outros 153.789 contribuintes tiveram saldo zero de imposto, ou seja, não têm nada a pagar nem a receber.

O valor a ser restituído nesse lote terá correção total de 9,06%, sendo 8,09% referentes à taxa básica Selic acumulada de maio a novembro e 1% de dezembro. O saque poderá ser feito a partir do dia 15 deste mês no banco informado pelo contribuinte na declaração do IRPF.

Quem não informou o número da conta pode ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais cidades e pedir a transferência dos recursos para qualquer banco de que seja correntista. Não haverá cobrança de taxa pelo serviço. A restituição ficará disponível no banco pelo por um ano. Depois, o contribuinte só poderá requerê-la por meio de formulário eletrônico, disponível na internet.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.