• Carregando...

A prestação de contas com o Leão deste ano traz poucas diferenças em relação ao ano passado. Uma das mudanças é o fim da obrigatoriedade do número do recibo de envio da declaração do ano anterior. Em 2008, a Receita havia tornado o preenchimento do dado obrigatório, mas voltou atrás. Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a Receita considerou um erro imaginar que as pessoas tinham guardado as declarações anteriores e, portanto, tinham os números. E, na última hora, teve que encontrar uma solução para que as pessoas recuperassem o dado pelo site.

Ainda assim, a recomendação da própria Receita e dos contadores e consultores tributários é que o contribuinte informe o número, para dar mais segurança ao processo.

"É mais uma garantia de que a própria pessoa está mandando a declaração", explica a supervisora do Imposto de Renda no Paraná e Santa Catarina, Cláudia do Nascimento Thomaz.

Outra novidade deste ano é a ampliação do horário para envio dos dados pela internet. Neste ano, será possível enviar a declaração até a meia noite do dia 30 de abril – até o ano passado, o prazo terminava às 20 horas.

Envio

Assim como nos anos anteriores, o contribuinte pode enviar a declaração pela internet – usando o programa Receitanet – entregá-la em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, ou ainda, preenchê-la em formulário de papel e entregá-la em uma agência dos Correios. Nesse último caso, o custo é de R$ 4 e é preciso ficar atento às restrições impostas pela Receita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]