Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internet

Rede de 4G no celular só funciona na metade do tempo

Estudo da OpenSignal mostra que desempenho do Brasil abaixo do de países da região

Qualidade da banda larga brasileira de quarta geração (53%) está abaixo de diversos países da América Latina, como Uruguai (81%), Peru (66%), México e Bolívia, ambas com 61%, além de Colômbia (59%). | Antônio More/Gazeta do Povo
Qualidade da banda larga brasileira de quarta geração (53%) está abaixo de diversos países da América Latina, como Uruguai (81%), Peru (66%), México e Bolívia, ambas com 61%, além de Colômbia (59%). (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

Quem tem um celular 4G na mão já percebeu que nem sempre a conexão é tão rápida quanto a anunciada nos comerciais. A percepção ocorre porque a rede de alta velocidade no Brasil só funciona, em média, metade (53%) do tempo, revela estudo da consultoria OpenSignal, que mede a conexão de banda larga móvel no mundo.

Segundo dados da consultoria, o Brasil está abaixo de diversos países da América Latina, como Uruguai (81%), Peru (66%), México e Bolívia, ambas com 61%, além de Colômbia (59%). Os países da região estão bem longe dos primeiras colocados, como Coreia do Sul, com 97%, e Japão (90%).

“Parte da razão para que o sinal de 4G (LTE) seja escasso no Brasil é porque as empresas não investem de forma tão agressiva quanto nos outros países. O 4G foi lançado há alguns anos no Brasil e a disponibilidade (cobertura) ainda é relativamente baixa em relação a outros países da América do Sul. Porém, é muito mais fácil construir uma rede em países menores do que em um país como o Brasil. De forma geral, a crise econômica pode afetar os investimentos em rede”, disse Kevin Fitchard, analista da rede OpenSignal.

O especialista cita ainda outro aspecto importante. Ele explica que a rede 4G foi construída em frequências mais altas (de 1.800 MHz e 2.600 MHz), que permitem coberturas mais curtas. Já em países como os Estados Unidos, onde a disponibilidade de 4G é de 81%, é utilizada faixa de 700 MHz. “A boa notícia é que as empresas brasileiras já estão construindo suas redes em 700 MHz. A frequência permite alcançar mais pessoas.”

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.