Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
bola da vez

Redes sociais apostam cada vez mais em vídeos ao vivo para conquistar usuários

Twitter ampliou limite de duração dos vídeos, enquanto o Tumblr decidiu apostar no recurso pela primeira vez

 | JOSEP LAGO/AFP
(Foto: JOSEP LAGO/AFP)

O sucesso do Snapchat e dos vídeos ao vivo no Facebook tem provocado uma corrida de outras companhias do ramo para trazer novos recursos de transmissão e ampliar os já existentes. O Twitter e o Tumblr foram as últimas redes a investir nos vídeos em tempo real, considerados por Mark Zuckerberg como uma evolução da comunicação online.

Terça-feira (21), o Twitter anunciou que aumentou para 140 segundos o limite de duração dos vídeos publicados na sua rede, uma mudança que comprova a aposta no conteúdo audiovisual para conquistar mais usuários. Anteriormente, o limite era de apenas 30 segundos.

“A partir de hoje, vocês terão mais espaço para liberar a criatividade no Twitter”, escreveu o responsável de desenvolvimento de produtos do Twitter, Jeremy Rishel, no blog da empresa.

O Twitter também irá flexibilizar gradualmente o limite para seu aplicativo Vine, que permite gravar e publicar vídeos de no máximo seis segundos de duração.

Com estas mudanças, o Twitter tenta ampliar sua base de usuários, estagnada em cerca de 300 milhões nos últimos trimestres, e composta principalmente por políticos, jornalistas e celebridades.

Para alguns analistas, o limite estrito de 140 caracteres para as mensagens escritas freia o desenvolvimento da rede social, ultrapassada por serviços mais visuais, como o de compartilhamento de fotos Instagram, que anunciou nesta terça-feira que alcançou a marca de 500 milhões de usuários.

As imagens estão cada vez mais presentes no Twitter, principalmente com os vídeos incorporados através do aplicativo Vine. “O vídeo está se tornando cada vez mais central nas conversas em tempo real acontecendo no Twitter, e os tweets em vídeo aumentaram cerca de 50% desde o início de 2016”, afirmou Jeremy Rishel.

O Twitter já autorizava certos parceiros editoriais a publicarem vídeos mais longos, de até 10 minutos de duração, através de ferramentas profissionais, uma política que será mantida sem alterações.

Tumblr

Já o Tumblr, a plataforma de blogging do Yahoo, está iniciando agora sua empreitada no ramo. A rede anunciou também esta semana que está lançando o recurso de vídeo ao vivo para competir com dispositivos similares do Facebook e do Twitter.

O novo recurso, diferentemente do Facebook Live e do Periscope do Twitter, não terá a sua própria plataforma de tecnologia, mas permitirá que os usuários postem através do YouTube e de outros serviços de vídeo.

“Até o final do dia de hoje, você vai ser capaz de se transmitir diretamente para as telas dos seus seguidores”, disse um comunicado do Tumblr.

O Yahoo adquiriu o Tumblr em maio 2013 por US$ 1,1 bilhão como parte de um esforço para se conectar melhor com os usuários da internet mais jovens. O Tumblr estima que tem cerca de 300 milhões de contas de blog, mas o seu crescimento tem ficado atrás de muitas redes sociais rivais.

De acordo com a empresa de pesquisa eMarketer, o Tumblr é usado por 8,7% dos usuários de internet nos Estados Unidos, muito abaixo dos 69,9% que usam as redes sociais em geral.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.