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Redes sociais podem fazer pequenas empresas faturar até 20% mais
| Foto: BigStock

Se até o cafezinho da praça e o bolo da vizinha têm propaganda no Facebook, imagine a falta que divulgação online faz para a visibilidade e o faturamento de uma empresa? O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina, o que torna o boca a boca virtual tão significante quanto a tradicional conversa entre conhecidos ou vizinhos. Por isso, hoje em dia, traçar uma estratégia nas redes sociais é essencial para que o produto e serviço oferecidos sejam vistos e lembrados.

Posts divertidos, enquetes, anúncios na timeline ou simplesmente a marcação de um cliente pelas hashtags são algumas das ferramentas para falar com o público-alvo nas redes sociais. Parece fácil criar estes posts, mas quando se trata da construção de uma marca focada em lucros, é bem diferente. O que antes era feito por um quebra-galho, agora, é realizado por um especialista ou agência que vai criar não apenas o conteúdo como, a partir de métricas, definir o melhor horário de publicação, quanto gastar em cada postagem e em quais canais. Escolher um influenciador digital ou uma ação com os clientes, por exemplo, também fazem parte desta estratégia. 

De acordo com o Facebook, a presença virtual impacta, em média, até 20% no faturamento das micro e pequenas empresas. Por outro lado, também de acordo com dados da rede, dois em cada três usuários da plataforma ainda não seguem uma marca ou serviço que desejam, o que mostra como as empresas ainda falham na divulgação.

Mas, como se destacar nas redes sociais?

O fim da visualização dos likes no Instagram sela a tendência de se valorizar cada vez mais os outros dois indicadores essenciais para um impacto efetivo do negócio: engajamento e interatividade. A especialista em marketing para microempresas Silvia Martins explica que, na conta da empresa ou do profissional no Insta, a biografia deve ser clara sobre quem você é e o que faz.

“É nesse espaço que você poderá explicar sobre a sua marca, o propósito do negócio e qual problema pode resolver para a sua audiência”, explica a especialista. Outras duas dicas para impulsionar a empresa no Insta, segundo ela, é ter um feed organizado e uma “Lista de Melhores Amigos” para enviar novidades e promoções em primeira mão.

“Pode-se usar a ferramenta da enquete ou fazer uma promoção relâmpago, por exemplo, para os primeiros usuários que visualizarem seu story e te enviarem uma mensagem por direct. Isso criará a necessidade de compra e também incentivará os usuários a interagirem em busca de promoções”, diz Silvia, lembrando que, em relação aos anúncios, é importante diversificar para que não haja sobreposição para uma mesma pessoa.

Interação no conteúdo é a chave

Abrir uma conta da empresa no Facebook é semelhante aos trâmites tradicionais. Assim como há pessoa física e jurídica, é importante haver esta separação de contas, pois isso dará ao empresário mais ferramentas para mostrar o seu produto e serviço ao público certo.

Com a página aberta, para atrair seguidores, o Facebook orienta criar uma comunidade e convidar amigos e parceiros para curti-la, ampliando as conexões. Além do conteúdo por stories, vídeos e posts, o empresário pode criar eventos, promoção e grupos para discutir determinados assuntos relevantes ao seu público.

Já para quem quer criar um canal no YouTube – e isso ocorre mais quando o profissional é a marca –, Marie Picot, diretora do YouTube Space Rio diz que ter um tema definido, dominar este assunto e ser autêntico são técnicas que ajudam a aumentar a visibilidade na rede. Publicações periódicas e colaboração com outros YouTubers para alcançar novos públicos também ajudam a reverberar a marca.

“Não há fórmula para o sucesso. Qualquer tema pode ser renovado por uma maneira de falar diferente, uma forma de gravar e de interagir com o público. Tudo começa com uma grande história e uma paixão”, afirma Marie.

E foi diante da necessidade de profissionalizar a gestão das marcas no universo online, que, neste ano, foi lançado o Impulse Facebook, um programa online e gratuito que ensina as micros e pequenas empresas sobre marketing digital também para Instagram, Messenger e WhatsApp Business. Há edições presenciais de um dia em algumas capitais.

O YouTube, por sua vez, oferece cursos gratuitos online na Escola de Criadores de Conteúdo e, para quem tem mais de 10 mil inscritos, o YouTube Space Rio. Localizado na Zona Portuária da capital fluminense, o espaço é aberto para todos os YouTubers do país, que podem agendar horários nos estúdios e ilhas de edição com equipamentos de ponta.

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