Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente em exercício

Reduzimos a carga tributária e vamos cumprir o arcabouço fiscal, diz Alckmin

Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin. (Foto: Cadu Gomes/VPR)

Ouça este conteúdo

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (23) que o governo cumprirá o arcabouço fiscal e destacou a queda da carga tributária entre 2022 e 2023. A declaração foi feita durante o lançamento do programa Brasil Mais Produtivo, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

VEJA TAMBÉM:

“É compromisso do governo cumprir o arcabouço fiscal. Ele será cumprido. Ainda faltam quatro meses até o final do ano. O governo tomará todas as medidas necessárias para o cumprimento do arcabouço fiscal”, disse o vice-presidente.

No evento, Alckmin destacou que a carga tributária no primeiro ano do governo Lula teve uma diminuição de 0,64 ponto percentual, saindo de 33,07% e 32,44%. Ele destacou que o resultado disso se deve a queda da carga tributária nos estados e no governo federal. "Reduzimos a carga tributária e vamos cumprir o arcabouço fiscal”, declarou.

Segundo Alckmin, a carga tributária do governo federal recuou 0,41 p.p., e a dos estados, 0,36 p.p. E ainda acrescentou que os municípios tiveram elevação de 0,14 p.p. na carga.

VEJA TAMBÉM:

Medidas para indústrias

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior também anunciou novas medidas para beneficiar as indústrias. Segundo ele, em outubro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar a primeira captação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD).

“A outra boa notícia é o LCD. Existe o LCA para agricultura, o LCI para o imobiliário. O fluxo é de quase R$ 1,5 trilhão. E não é governo, é mercado. Então, a indústria, através do LCD, vai poder ter um crédito mais barato para poder investir e poder crescer. O que faz toda a diferença no país cujo custo de capital é muito alto”, pontuou.

Alckmin assumiu o posto de presidente em exercício enquanto Lula visita Nova York (EUA), onde participa de Cúpula nas Nações Unidas (ONU), na Semana do Clima.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.