- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a reforma tributária e como o Brasil deve chegar à maior alíquota de IVA do mundo.
*) Desde o começo das discussões, a reforma tributária recém aprovada (e que ainda está nas fases de regulamentação) tinha como objetivo reorganizar os impostos sobre consumo no Brasil. O país passará a adotar o IVA, Imposto Sobre Valor Agregado, modelo usado em vários países do mundo.
Quando tudo o que está previsto na reforma entrar efetivamente em vigor, nós teremos no Brasil, ao invés de vários, basicamente três impostos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o chamado imposto seletivo, ou o imposto do pecado.
A grande questão, sobre a qual nós falamos algumas vezes aqui no 15 Minutos, era saber qual seria a alíquota padrão desse novo imposto. E, no final da última semana, aquilo que já se temia, de certa maneira, se confirmou. O IVA no Brasil deve ter uma alíquota de 27,97%, segundo o Ministério da Fazenda. É a maior do mundo.
Nesse episódio do podcast 15 Minutos nós voltamos a falar sobre reforma tributária e explicamos como o Brasil deve chegar à maior alíquota de Imposto sobre Valor Agregado do mundo. O convidado é o jornalista, colunista e editor de Economia aqui da Gazeta do Povo, Fernando Jasper.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Senadores da oposição bloqueiam reforma tributária para forçar impeachment de Moraes
Governo insere em PL medidas que permitem confisco de bilhões dos brasileiros; acompanhe o Entrelinhas
“Dinheiro esquecido”: Saiba como resgatar antes que o governo pegue
Câmara aprova reoneração gradual da folha: o que muda a partir de 2025
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião