O Reino Unido saiu da recessão vigente desde o fim de 2011 ao crescer 1% no terceiro trimestre deste ano, informou nesta quinta-feira (25) o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês). Foi a maior expansão trimestral desde o terceiro trimestre de 2007.
A economia britânica, que estava em recessão havia três trimestres consecutivos - de outubro de 2011 a junho de 2012 -, contou com a ajuda dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, que, segundo o ONS, acrescentaram cerca de 0,2 ponto porcentual ao PIB.
A região também foi impulsionada pelo feriado extra realizado em junho para celebrar o jubileu de diamante da rainha Elizabeth II, que prejudicou a produção no segundo trimestre e provocou um efeito de recuperação nos três meses seguintes.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB britânico ficou estável. Os resultados superaram as estimativas dos economistas consultados pela Dow Jones, que previam alta de 0,6% em base trimestral e contração de 0,4% em base anual. Agora a produção econômica britânica está 3,1% abaixo do pico registrado no início de 2008.



