Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
caso similar ao da Volks

Renault usou estratégias fraudulentas para manipular motores

Programa falsificava os resultados dos testes de emissão de gases poluentes dos veículos da montadora

Renault usou esquema similar ao da Volkswagen para falsificar testes de emissão de gases poluentes | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Renault usou esquema similar ao da Volkswagen para falsificar testes de emissão de gases poluentes (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

O grupo automotivo francês Renault utilizou estratégias fraudulentas para falsificar os testes de poluição de alguns dos seus motores. As estratégias foram empregadas durante cerca de 25 anos e a direção estava envolvida no esquema. A informação está presente em um relatório da agência francesa antifraudes e foi divulgada pela jornal Libération nesta quarta-feira (15).

A agência, que é ligada ao Ministério da Economia da França, suspeita que a montadora criou, assim como a alemã Volkswagen, um programa “cujo objetivo era falsificar os resultados” dos testes de emissão de gases poluentes dos seus veículos.

A análise da agência se concentra nos modelos mais recentes da Renault, como os motores diesel Euro 5 e Euro 6, homologados a partir de setembro de 2009. Mas, com base no testemunho de um ex-funcionário da empresa, há a suspeita que a prática vinha sendo empregada em veículos feitos desde o início da década de 1990.

O próprio presidente da Renault, Carlos Ghosn, estaria envolvido no esquema.

Contraditório

A Renault nega as acusações da agência antifraudes francesa. “A Renault não faz trapaças (...) Todos os veículos foram homologados de acordo com a regulamentação em vigor”, afirmou por telefone o vice-presidente da companhia, Thierry Bolloré.Bolloré.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.