
Depois de um primeiro bimestre com vendas paradas no Paraná, o segmento de distribuição de automóveis voltou a registrar alta em março, com aumento de 20,6% em relação a fevereiro. Mesmo assim, a alta expressiva não foi suficiente para ampliar os resultados na comparação com o primeiro trimestre do ano passado entre os três primeiros meses de 2012 e 2011, houve alta de apenas 0,47% nas vendas. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Regional Paraná (Fenabrave-PR) e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná (Sincodiv-PR).
Ao todo, foram 31,8 mil unidades vendidas no mês passado, contra 26,4 mil em fevereiro. No acumulado do ano, as vendas fecharam em 87.599 unidades no primeiro trimestre contra 87.192 no mesmo período de 2011.
A alta de 20,6% é explicada pela queda nas vendas no início do ano, fazendo com que a base de comparação seja baixa. Entretanto, segundo o diretor da Fenabrave-PR, Luís Antônio Sebben, é o comparativo com o ano passado que preocupa. "O mês de março já é cíclico, por causa das férias e feriados do início do ano as pessoas acabam postergando a compra do veículo. O que reflete a nossa realidade é a comparação com o ano passado, que mostra que a atividade econômica diminuiu", avalia Sebben.
Entre as razões apontadas pelo diretor da federação está o poder de compra menor já que, segundo ele, os trabalhadores passam a ganhar seus reajustes salariais a partir de abril e agora, sentindo os efeitos da inflação sobre a remuneração, além do aperto do crédito por parte das instituições financeiras. "Os bancos estão mais cautelosos, principalmente com os financiamentos mais longos e sem entrada", ressalta Sebben.
A previsão da entidade é manter a venda de 30 mil unidades em abril e fechar 2012 com crescimento de 6% sobre o ano passado. Para isso, porém, as concessionárias vão ter de correr atrás do "prejuízo" no segundo semestre. "Como o primeiro trimestre o crescimento foi praticamente zero e o segundo não será nenhuma maravilha, o setor vai ter de crescer uns 10% no segundo semestre para compensar, em uma média de 1,5% ao mês", pondera.
Os automóveis tiveram um crescimento de 22,5%, passando de 13,8 mil unidades vendidas em fevereiro para 16,9 mil em março. Já em relação a março de 2011, quando foram vendidos 17,3 mil automóveis, houve queda de 2%. No acumulado do ano, o setor teve saldo positivo de 0,11%, passando de 46.280 unidades para 46.333.
Já as vendas de motos foram 15,2% maiores em março na comparação com fevereiro. Entretanto, em relação ao mesmo mês do ano passado, o saldo ficou negativo em 3,83%.
Vendas nacionais
Em todo o país, foram vendidos 478 mil veículos no mês de março, segundo a Fenabrave, resultado estável em relação ao mesmo período do ano passado.



