• Carregando...

O EMBI+ Brasil, indicador que mede o risco-país brasileiro, chegou ao final da tarde desta sexta-feira em 226 pontos centesimais, em queda de 11,72%, ou 30 pontos. Com isso, o Risco Brasil atinge seu mais novo piso histórico.

A forte queda foi reflexo da notícia de que o governo vai reduzir sua dívida externa em até US$ 20 bilhões, por meio da recompra de títulos internacionais que vencem até 2010.

O EMBI+ é calculado pelo banco de investimentos JP Morgan, apenas para países emergentes. Ele mede o grau de confiança depositado pelo investidor estrangeiro nessas economias. Para o seu cálculo, o banco mede a variação dos juros dos títulos da dívida do país analisado. Quanto mais valorizados os títulos, menores os juros que eles pagam, e menor o risco-país.

O EMBI+ Brasil começou a ser calculado em 1994 e teve seu pico registrado em setembro de 2002, quando o indicador fechou em 2.436 pontos centesimais. Na época, os mercados passavam pelo estresse que antecedeu as eleições presidenciais. Após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o risco entrou em trajetória de baixa, batendo vários recordes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]