A RPC TV Paranaense inicia amanhã as transmissões da tevê digital em Curitiba. A Rede Parananese de Comunicação investiu mais de R$ 5 milhões em equipamentos e capacitação de profissionais para implantar o sistema. No início, somente a capital parananense e algumas cidades da região metropolitana estarão na área de cobertura do sinal digital. O primeiro programa a ser apresentado em alta definição (HDTV) será o capítulo de quarta-feira da novela "A Favorita".
Dois eventos diferentes, em Curitiba, marcarão o primeiro dia de transmissões oficiais de televisão digital em Curitiba. O primeiro ocorre às 17 horas, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Nessa ocasião, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinará o termo de consignação para o canal digital que será operado pela RPC TV Paranaense.
Além de Hélio Costa, participará da solenidade o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho. Mais tarde, às 19 horas, a RPC TV fará um lançamento oficial para autoridades, empresários e profissionais que atuam no setor de comunicação.
Para sintonizar a inovação em casa é preciso ter um conversor (set-top box), que torna o sinal digital compatível com os televisores atuais, ou um dos poucos aparelhos disponíveis no mercado que já vêm com o adaptador embutido.
No Brasil, apenas os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia já têm acesso à nova tecnologia.



