Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Denúncia

Samsung investiga alegação de trabalho infantil em fornecedor chinês

Grupo de ativistas dos Estados Unidos afirma que crianças trabalhariam sem contratos em linhas de produção

Gigante sul-coreana vai apurar denúncias sobre fornecedora de capas e peças para telefones móveis | Luong Thai Linh/Efe.
Gigante sul-coreana vai apurar denúncias sobre fornecedora de capas e peças para telefones móveis (Foto: Luong Thai Linh/Efe.)

A Samsung disse nesta quinta-feira (10) que está investigando uma alegação de que um fornecedor no sul da China usou trabalho infantil.

O grupo de ativistas dos Estados Unidos China Labor Watch divulgou um relatório nesta quinta-feira alegando que a Dongguan Shinyang Electronic, uma fornecedora de capas e peças para telefones móveis, empregou trabalho infantil em suas linhas de montagem.

"Estamos investigando com urgência as mais recentes alegações e tomaremos as medidas apropriadas de acordo com nossas políticas de prevenção de quaisquer casos de trabalho infantil em nossos fornecedores", disse a Samsung em um comunicado enviado por email.

A alegação do grupo baseado em Nova York surge depois que a Samsung disse em um relatório anual de sustentabilidade, em 30 de junho, que uma auditoria externa de 100 fornecedores na China não encontrou casos de trabalho infantil.

Nesta quinta-feira, a Samsung disse ter conduzido uma "auditoria minuciosa" da Dongguan Shinyang em março de 2013, seguida de uma inspeção de terceiros em agosto e outra no mês passado.

"Nenhum caso de trabalho infantil foi encontrado durante estas auditorias", disse a empresa sul-coreana no comunicado.

O China Labor Watch, no entanto, disse ter encontrado "ao menos cinco crianças trabalhando" sem contratos no fornecedor em questão.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.