Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tecnologia

Samsung vai lançar sistema de pagamento por smartphone no Brasil

Usuário não vai precisar de cartão para fazer compras

Ferramenta ainda não tem data para lançamento no país | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Ferramenta ainda não tem data para lançamento no país (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

A Samsung anunciou nesta terça-feira (5), durante a feira CES, em Las Vegas, que vai lançar seu sistema de pagamento por celular no Brasil. A companhia sul-coreana ainda não confirma a data exata do lançamento -apenas que será “em breve”. Com esse tipo de sistema, o usuário usa o smartphone para fazer o pagamento, e não um cartão.

Trata-se da primeira grande competidora do setor a lançar a ferramenta no Brasil, à frente do Google e da Apple, que no exterior oferecem serviços parecidos.

Para realizar o pagamento o usuário precisa ter os dados do cartão de crédito ou de débito registrados no aplicativo. Depois, é só aproximá-lo de um terminal: os serviços do Google e da Apple exigem aparelhos com tecnologia NFC (para transmissão de dados entre aparelhos próximos) para completar a transação.

No caso da Samsung, o sistema funciona também com máquinas de cartão convencionais, o que o coloca em posição de vantagem para convencer pontos de venda a utilizá-lo. Mas é compatível apenas com aparelhos “top” da fabricante, como os S6, que custa a partir de R$ 2.499, Galaxy Note 5, S6 Edge e S6 Edge Plus.

Nos EUA, Apple, Google e Samsung disputam fortemente o espaço nesse segmento, até para impulsionar vendas de smartphones. Em Las Vegas, por exemplo, o Android Pay está muito presente nos táxis. Nos hotéis, banners gigantes, que cobrem faces inteiras de prédios, anunciam que o Samsung Pay é aceito.

No Brasil, o desafio vai maior. A população tem menos conta em banco e mesmo o cartão de crédito é menos usado que em países como os Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.