O Santander Brasil e a empresa gaúcha de tecnologia GetNet fecharam uma parceria para fazer a gestão do processamento de transações eletrônicas de pagamento.
Em comunicado ao mercado, o Santander Brasil informou ter assinado nesta quinta-feira (14) os principais instrumentos contratuais e societários para "conjuntamente explorar, desenvolver e comercializar, no mercado brasileiro, serviços de captura e processamento de transações de cartões de crédito e débito".
"Até o final do primeiro trimestre, apresentaremos os detalhes da associação e seu plano de negócios", informou o banco.
Mais cedo, uma fonte havia antecipado à Reuters que a parceria entre o Santander e a GetNet havia sido assinada. Inicialmente, a parceria credenciará estabelecimentos para operar com a bandeira Mastercard no país, segundo a fonte.
Atualmente, o Santander faz apenas emissão de plásticos com a bandeira Mastercard. O banco já tinha autorização para credenciar estabelecimentos no Brasil para operar com o selo, mas ainda não havia entrado em disputa com a Redecard, até agora única no país a prestar esse serviço.
No momento, a Redecard praticamente divide com a rival Cielo, ex-VisaNet, o processamento de transações com cartões de crédito e débito no Brasil. A Cielo tem exclusividade sobre a bandeira Visa.
A Redecard não tem exclusividade sobre o Mastercard, embora na prática não tenha ainda concorrência. No caso da Cielo, seu direito exclusivo sobre o selo Visa expira em julho deste ano.
Em meados de novembro, o Santander Brasil já tinha informado que estava em negociações avançadas com a GetNet para explorar, desenvolver e comercializar serviços de captura e processamento de transações de cartões.



