• Carregando...
Para Sarkozy, a tese do poder absoluto dos mercados, que não devia ser restringido por nenhuma regra, é uma "idéia louca" | Reuters/Jean-Paul Pelissie
Para Sarkozy, a tese do poder absoluto dos mercados, que não devia ser restringido por nenhuma regra, é uma "idéia louca"| Foto: Reuters/Jean-Paul Pelissie
  • Entenda a crise, suas conseqüências e as previsões para o futuro do mercado financeiro

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, exigiu na quinta-feira uma reforma do sistema capitalista global, dizendo que a crise financeira deixou expostas falhas do setor bancário internacional.

Em um discurso sobre a crise do mercado, Sarkozy disse que ela pesará sobre a economia francesa por meses, mas prometeu que ninguém na França irá perder seus depósitos bancários.

"Uma certa idéia de globalização está chegando a um desfecho com o fim de um capitalismo global que impôs sua lógica sobre toda a economia e contribuiu para corrompê-la", disse Sarkozy a 4 mil partidários em um comício no sul da França.

"A idéia do poder absoluto dos mercados, que não devia ser restringido por nenhuma regra, por nenhuma intervenção política, é uma idéia louca. A idéia de que os mercados estão sempre certos é uma idéia louca", acrescentou ele.

Ele repetiu o pedido por um encontro com os principais líderes mundiais antes do fim do ano para mapear um novo sistema financeiro, e disse que é vital revisar os valores das moeda, acrescentando que tanto o dólar quanto o iuan estão subvalorizados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]