Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Profissão e Trabalho

Seja básico quando fizer o currículo

Elaborar um currículo diferente, com desenhos, letras coloridas e frases de pensadores, pode ser um tiro no pé. Esta é a opinião de consultores e recrutadores de recursos humanos ouvidos pela Gazeta do Povo. "O currículo deve ser simples e objetivo", diz Ângela Busse, da consultoria de recursos humanos First Hand. "Apenas em casos muito específicos, como para vagas na área de design, publicidade e propaganda e comunicação, é que o candidato pode mostrar um pouco da sua criatividade", diz Juliana Pacheco, analista de recursos humanos da Operativa, consultoria parananense que tem 300 mil currículos em seu banco.

Para não errar na hora de se apresentar a uma vaga de emprego, a sugestão é seguir um modelo. Qualquer elemento que fuja do padrão de uma folha tamanho A4 e informações básicas só deve ser acrescentado se solicitado pelo recrutador. "O ideal é fugir de modelos de currículos com formatação complexa e com recursos de editoração. Eles tiram a concentração do leitor para o que realmente interessa, que são os dados de contato, o objetivo profissional, a formação acadêmica, domínio de idiomas, experiência profissional e empresas nas quais já se trabalhou", diz Sérgio Cesarino, diretor executivo do Grupo Catho em Curitiba.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.