Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fim de ano

Será que é hora de mudar de aparelho?

Com smartphones mais baratos e portabilidade, o Natal deste ano traz boas oportunidades para o usuário que quer se atualizar

Imagem de divulgação de lançamentos da LG, na Coreia: oferta de aparelhos com acesso à internet cresceu este ano | Divulgação/LG
Imagem de divulgação de lançamentos da LG, na Coreia: oferta de aparelhos com acesso à internet cresceu este ano (Foto: Divulgação/LG)
Confira novos modelos de celulares |

1 de 3

Confira novos modelos de celulares

Conheça mais modelos de câmeras |

2 de 3

Conheça mais modelos de câmeras

Confira dicas de portáteis |

3 de 3

Confira dicas de portáteis

São Paulo - O Natal deste ano é o primeiro que irá acompanhar a queda de preço dos celulares bons para acessar a internet. Muita gente tem percebido o benefício de acessar e-mails, consultar mapas, ver a programação de cinema, procurar telefones e endereços pelo celular, mesmo longe do computador.

Só a operadora a Vivo, por exemplo, teve um crescimento no último ano de 41% no número de clientes que usam serviços online, chegando a 9 milhões de usuários únicos, como a empresa anunciou semana passada.

Os telefones para acessar a internet, porém, costumam ser mais caros, podendo custar a partir de R$ 600, dependendo do plano. Isso porque são aparelhos os que trazem as melhores tecnologias (como GPS, sensor de movimento e acesso à web via wi-fi ou 3G).

Comprar ou não um smartphone como esses depende do uso principal que você pretende fazer do aparelho. Eles são excelentes para navegar pela internet e redigir e-mails e documentos, e são feitos sob medida para quem quer ficar conectado. Se a ideia é ter um telefone para telefonar, mandar mensagens de texto, tirar fotografias básicas de vez em quando e ouvir música, um celular mais simples dá conta do recado.

Não se esqueça que você pode levar seu número antigo, se quiser trocar de operadora. Este é o primeiro Natal depois que passou a valer em todo o país a regra de manter o número ao mudar de empresa de telefonia, a portabilidade numérica. Como esta é a época do ano que têm as maiores vendas de celular, as operadoras oferecem muitas promoções que dão minutos extras para falar. A maior parte vale só até o fim do ano.

* * * * * * * *

Dúvidas

As perguntas abaixo são feitas por muitos usuários quando já estão na loja, prontos para comprar um aparelho novo. Buscando respostas antes, dá para decidir com mais segurança, sem arriscar seu dinheiro.

Devo aumentar meu plano?

Se você está pagando muito além da franquia do seu plano todo mês com ligações para telefones fixos ou celulares – com exceção de chamadas de longa distância DDD –, um plano com mais minutos pode ser mais vantajoso. Se o problema do excesso de gastos são as chamadas de longa distância, verifique se sua operadora oferece pacotes de DDD.

Toque na tela antes de levar.

Cuidado com as telas sensíveis ao toque. Elas não são sinônimo de celular bom. Muitos aparelhos que usam esse tipo de tela são mais complicados de usar do que os que usam teclado numérico e, dependendo, só vão deixar você irritado. Teste o celular na loja antes de comprar se estiver na dúvida. Confira se é fácil acessar as funções do aparelho e se a digitação na telinha é confortável.

Troco de operadora?

Dificilmente você vai parar de sofrer ao trocar. Se for mais vantajoso financeiramente, mude. Por exemplo, se você é cliente da operadora 1 e faz muito mais ligações para a operadora 2, pode economizar se migrar. E você pode manter seu número antigo na operadora nova. Não é preciso avisar ou fazer qualquer contato com a operadora antiga.

Preciso de um celular 3G?

Celulares 3G costumam ter mais recursos, mas só quem acessa a web com o celular deve migrar para a rede 3G. Ainda assim, para atividades básicas, como acessar e-mails, a rede convencional (2G) dá conta do recado. E tome cuidado com o acesso a dados. Sem um plano contratado com a operadora, ele pode custar caro.

Qual câmera é melhor?

Se a ideia é usar o telefone para fazer boas fotos, prefira celulares com câmera de pelo menos 3 MP e dê preferência para modelos que tenham flash Xenon – que é mais forte do que aquelas luzinhas que alguns chamam de flash. Faça um teste na loja antes de comprar. Se estiver na dúvida entre dois aparelhos, compare a qualidade das cores nas fotos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.