
Durante muito tempo, um dos principais empecilhos para o crescimento do comércio online no Brasil vinha na hora do pagamento, pois grande parte dos consumidores tinha medo de digitar suas informações bancárias na rede. Segundo a consultoria de segurança Site Blindado, o receio continua: 30% das pessoas ainda não gastam na internet por medo do que podem fazer com o número de seu cartão de crédito.
Lá fora, isso foi resolvido faz tempo com os serviços de pagamento digital. Nada de digitar os mesmos números em longos cadastros repetidos e, para piorar, em sites que não se conhece. Basta ligar a sua conta a alguma dessas plataformas e ela servirá de intermediária na transação. Tudo isso sem fornecer seus dados bancários para terceiros e garantindo a devolução do dinheiro no caso de algum problema.
O mercado já é enorme e até o Google entrou na jogada em 2006, quando lançou o Checkout. O PayPal apostou em rapidez, segurança e simplicidade e virou em pouco tempo o maior banco digital do mundo. No mês passado, o site oficializou sua entrada no Brasil e, além de aceitar cartões nacionais, agora busca parcerias para espalhar seu nome entre as grandes lojas daqui. A também norte-americana DinheiroMail está no país desde 2008 e também aproveita o momento para se expandir, acreditando no potencial do pagamento via celulares.
O que as motiva? Os R$ 13,23 bilhões que os brasileiros gastaram na internet entre 2007 e 2009, que sinalizam um crescimento de 170% no comércio eletrônico. Só no ano passado, o mercado aumentou 42% e abocanhou US$ 10 bilhões.
Veteranas nacionais como PagSeguro (do UOL) e Pagamento Digital (do Buscapé) oferecem algo semelhante e querem acirrar a disputa. Enquanto a primeiro já conquistou uma base fiel de usuários (12 milhões), a segunda oferece anúncios gratuitos e divulgação para todos os vendedores que adotarem a ferramenta.
Por fora, outras companhias despontam. O MercadoPago (do Mercado Livre) funcionava apenas atrelado ao site de leilões até abril, quando começou a ser usado em qualquer loja online. Só no primeiro trimestre, o volume de dinheiro que circulou por lá foi 133% maior. A Moip (do IG) realiza cerca de 15 mil transações diárias e planeja, para breve, o lançamento de um cartão de crédito vinculado ao site, que poderá ser usado também em lojas físicas.
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Comparação
Cada empresa de serviços financeiros tem seus pontos fortes e fracos. Conheça um pouco sobre elas, com base no teste feito pela Agência Estado.
Pay Pal
Rapidez e o fato de ser usado por vendedores e lojas de todo o mundo. Esses são os trunfos do PayPal. O cadastro no serviço é relâmpago: não pede confirmações imediatas e tem poucas etapas. Tão logo ele esteja completo, sua conta corrente já estará vinculada e será possível comprar e receber dinheiro pela plataforma. Entre registrar, comprar e receber a confirmação da liberação do produto, não se passaram mais do que cinco minutos
Razão para usar Acima de tudo, a praticidade. Não é por isso que existem esses serviços?
Pagamento Digital
No cadastro, o Pagamento Digital peca pelo excesso. Ao tentar identificar automaticamente o endereço com um aplicativo de geolocalização, apontou rua e bairro errados. Para completar o registro é necessário mandar cópias digitais do RG, CPF, comprovante de residência e de que a conta do banco é mesmo sua. Se você não os tem no seu computador, a solução é usar um scanner ou fotografá-los.
Razão para usar É enrolado no cadastro, mas muito usado por lojas e vendedores independentes.
PagSeguro
Um dos pontos positivos do PagSeguro é que ele tem um seguro de catorze dias que ressarce o dinheiro gasto na compra caso haja algum problema com a entrega. Assim como o Pagamento Digital, o cadastro é bastante burocrático e o enfoque é o da segurança e não o da praticidade. Não houve nenhum problema com a compra, que foi debitada automaticamente no cartão de crédito. Bem conhecido por aqui, o serviço é opção na maioria das grandes lojas.
Razão para usar É um serviço tradicional e parece confiável, mas poderia ser mais ágil.
Moip
É uma das empresas nacionais mais criativas nessa área. Assim como faz o PayPal, que tem uma série de APIs abertas para incentivar desenvolvedores a criar em cima do serviço, tem o Moip Labs. Sua interface é bem simples e não oferece problema para quem usa a ferramenta pela primeira vez. Alguns diferenciais, como a possibilidade de transferir dinheiro fornecendo apenas o celular da outra pessoa, contam a favor.
Razão para usar Não é comum achá-la entre as formas de pagamento dos maiores sites.
Mercado Pago
Para confirmar a ligação com o seu cartão de crédito, o serviço deposita uma quantia abaixo de R$ 3 na sua conta e pede que você diga o valor exato. Depois disso, recebe-se um e-mail que avisa que "em até dois dias úteis você será informado do que fazer em seguida". A instrução chegou no limite dos dois dias. O serviço de transferência de dinheiro via e-mail foi feito sem problemas, mas a plataforma do serviço poderia ser melhor e mais informativa.
Razão para usar Muita complicação para pouca facilidade. Útil se usado no Mercado Livre.
DinheiroMail
É uma empresa norte-americana criada para operar na América Latina, mas no Brasil ainda não tem participação significativa. Logo, aí está um de seus principais problemas é praticamente impossível achar o seu nome entre as formas de pagamento possíveis nos maiores sites do país. O envio de dinheiro por e-mail foi bem-sucedido, mas não há porque escolher o serviço e não algum dos outros.
Razão para usar As operações da empresa no Brasil parecem ainda meio improvisadas.



