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Comércio eletrônico

Serviços de pagamento querem crescer no país

De 2007 a 2009, os brasileiros gastaram R$ 13,2 bilhões em compras na web, valor que atraiu a atenção de sites internacionais de transações financeiras

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Durante muito tempo, um dos principais empecilhos para o crescimento do comércio online no Brasil vinha na hora do pagamento, pois grande parte dos consumidores tinha medo de digitar suas informações bancárias na rede. Segundo a consultoria de segurança Site Blindado, o receio continua: 30% das pessoas ainda não gastam na internet por medo do que podem fazer com o número de seu cartão de crédito.

Lá fora, isso foi resolvido faz tempo com os serviços de pagamento digital. Nada de digitar os mesmos números em longos ca­­dastros repetidos e, para piorar, em sites que não se conhece. Bas­­ta ligar a sua conta a alguma dessas plataformas e ela servirá de intermediária na transação. Tu­­do isso sem fornecer seus dados bancários para terceiros e garantindo a devolução do dinheiro no caso de algum problema.

O mercado já é enorme e até o Google entrou na jogada em 2006, quando lançou o Che­ckout. O PayPal apostou em rapidez, segurança e simplicidade e virou em pouco tempo o maior banco digital do mundo. No mês passado, o site oficializou sua entrada no Brasil e, além de aceitar cartões nacionais, agora busca parcerias para espalhar seu nome entre as grandes lojas daqui. A também norte-ame­­ricana DinheiroMail está no país desde 2008 e também aproveita o mo­­mento para se expandir, acreditando no potencial do pagamento via celulares.

O que as motiva? Os R$ 13,23 bilhões que os brasileiros gastaram na internet entre 2007 e 2009, que sinalizam um crescimento de 170% no comércio eletrônico. Só no ano passado, o mercado au­­mentou 42% e abocanhou US$ 10 bi­­­­lhões.

Veteranas na­­cionais co­mo Pag­­­Seguro (do UOL) e Pa­­gamento Di­­gital (do Bus­­capé) oferecem algo semelhante e querem acirrar a disputa. En­­quan­­­­to a primeiro já conquistou uma base fiel de usuários (12 milhões), a segunda oferece anúncios gratuitos e divulgação para todos os vendedores que adotarem a ferramenta.

Por fora, outras companhias despontam. O MercadoPago (do Mercado Livre) funcionava apenas atrelado ao site de leilões até abril, quando começou a ser usado em qualquer loja online. Só no primeiro trimestre, o volume de dinheiro que circulou por lá foi 133% maior. A Moip (do IG) realiza cerca de 15 mil transações diárias e planeja, para breve, o lançamento de um cartão de crédito vinculado ao site, que poderá ser usado também em lojas físicas.

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Comparação

Cada empresa de serviços financeiros tem seus pontos fortes e fracos. Conheça um pouco sobre elas, com base no teste feito pela Agência Estado.

Pay Pal

Rapidez e o fato de ser usado por ven­­dedores e lojas de todo o mundo. Esses são os trunfos do PayPal. O ca­­dastro no serviço é relâmpago: não pede confirmações imediatas e tem poucas etapas. Tão logo ele esteja completo, sua conta corrente já es­­tará vinculada e será possível com­­prar e receber dinheiro pela platafor­ma. Entre registrar, comprar e receber a confirmação da liberação do pro­duto, não se passaram mais do que cinco minutos

Razão para usar – Acima de tudo, a praticidade. Não é por isso que existem esses serviços?

Pagamento Digital

No cadastro, o Pagamento Digital peca pelo excesso. Ao tentar iden­­tificar automaticamente o endereço com um aplicativo de geolocalização, apontou rua e bairro errados. Para completar o registro é necessário mandar cópias digitais do RG, CPF, comprovante de residência e de que a conta do banco é mesmo sua. Se você não os tem no seu computador, a solução é usar um scanner ou fotografá-los.

Razão para usar – É enrolado no cadastro, mas muito usado por lojas e vendedores independentes.

PagSeguro

Um dos pontos positivos do PagSeguro é que ele tem um seguro de catorze dias que ressarce o dinheiro gasto na compra caso haja algum problema com a entrega. Assim como o Pagamento Digital, o cadastro é bastante burocrático e o enfoque é o da segurança e não o da praticidade. Não houve nenhum problema com a compra, que foi debitada automaticamente no cartão de crédito. Bem conhecido por aqui, o serviço é opção na maioria das grandes lojas.

Razão para usar – É um serviço tradicional e parece confiável, mas poderia ser mais ágil.

Moip

É uma das empresas nacionais mais criativas nessa área. Assim como faz o PayPal, que tem uma série de APIs abertas para incentivar desenvolve­dores a criar em cima do serviço, tem o Moip Labs. Sua interface é bem simples e não oferece problema para quem usa a ferramenta pela primeira vez. Alguns diferenciais, como a possibilidade de transferir dinheiro fornecendo apenas o celular da outra pessoa, contam a favor.

Razão para usar – Não é comum achá-la entre as formas de pagamento dos maiores sites.

Mercado Pago

Para confirmar a ligação com o seu cartão de crédito, o serviço deposita uma quantia abaixo de R$ 3 na sua conta e pede que você diga o valor exato. Depois disso, recebe-se um e-mail que avisa que "em até dois dias úteis você será informado do que fazer em seguida". A instrução chegou no limite dos dois dias. O serviço de transferência de dinheiro via e-mail foi feito sem problemas, mas a plataforma do serviço poderia ser melhor e mais informativa.

Razão para usar – Muita complicação para pouca facilidade. Útil se usado no Mercado Livre.

DinheiroMail

É uma empresa norte-americana criada para operar na América Latina, mas no Brasil ainda não tem participação significativa. Logo, aí está um de seus principais problemas – é praticamente impossível achar o seu nome entre as formas de pagamento possíveis nos maiores sites do país. O envio de dinheiro por e-mail foi bem-sucedido, mas não há porque escolher o serviço e não algum dos outros.

Razão para usar – As operações da empresa no Brasil parecem ainda meio improvisadas.

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