Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Março

Setor automobilístico faz produção industrial do PR ter 1ª queda do ano

Dados foram divulgados nesta sexta pelo IBGE. Na passagem de fevereiro para março o indíce caiu -2,1% no estado

O desempenho da indústria automobilística puxou pra baixo o índice de produção industrial do Paraná, que registrou a primeira queda do ano em março, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor teve crescimento negativo de -20,7%, pressionado pela diminuição na venda de veículos. Com isso, na passagem de fevereiro para março no estado o índice caiu -2,1%, o que reverteu dois meses de expansão com ganho de 7,1%. Na comparação com março de 2013 o recuo foi de -3,3%.

Também contribuíram para a queda do índice a indústria de máquinas e equipamentos (-16,1%) e a de produtos alimentícios (-3,3%). Por outro lado, os setores madeireiro (25,5%), de bebidas (21%) e de minerais não metálicos (16,4%) tiveram os melhores desempenhos no período. O Paraná havia liderado a produção industrial em fevereiro, com 18,4% de crescimento.

A queda na venda de carros e comerciais leves zero quilômetro em abril foi de 20,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo relatório da Fenabrave (federação das concessionárias). O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, comentou hoje que a situação do setor "não é fácil" e que os cenários dos estoques e das vendas para o mercado externo "são extremamente preocupantes" em meio ao momento de ajuste da capacidade produtiva e do ritmo de vendas vivido pelo segmento.

Nacional

A produção industrial recuou em sete dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em março. Os recuos mais acentuados foram registrados no Rio Grande do Sul (-3,0%), que eliminou parte do crescimento de 8,5% obtido nos dois primeiros meses do ano, no Paraná (-2,1%) e na Bahia (-2,0%), que havia avançado 4,2% em fevereiro.

Em relação a março de 2013, a produção industrial caiu em sete locais pesquisados. Nesse tipo de comparação, o total da indústria teve uma queda de 0,9%. O instituto ressalta, contudo, que o mês de março teve, neste ano, 18 dias úteis, dois a menos do que igual mês do ano passado.

Os recuos mais acentuados nesse tipo de comparação foram registrados no Mato Grosso (-9,6%) e em Goiás (-4,4%). Em São Paulo, a queda foi de 4,0%. Também reduziram o ritmo acima da média nacional Paraná (-3,3%), Rio de Janeiro (-2,4%) e Espírito Santo (-2,1%). No Ceará, a queda da produção contra março de 2013 foi mais moderada, com variação negativa de 0,4%.

Entre as regiões que mostraram expansão na produção na comparação anual, tiveram destaque Pará (13,6%), Pernambuco (12 5%), região Nordeste (8,4%) e Santa Catarina (6,1%). Minas Gerais (3,0%), Bahia (1,5%), Amazonas (1,4%) e Rio Grande do Sul (0,9%) completaram o conjunto de locais que apontaram taxas positivas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.